Em quais situações é possível acionar o seguro auto?
O seguro auto é uma das formas de evitar dores de cabeça em alguns problemas com o seu veículo. Confira como acioná-lo!
O seguro auto é um serviço essencial para a proteção do veículo contra danos e perdas. Conhecido por abranger problemas como acidentes de trânsito, colisões, roubos, furtos, incêndios e eventos naturais, é importante entender quando e como acionar o seguro corretamente.
O consumidor pode acionar o seguro auto em algumas situações, no entanto, é fundamental estar atento às coberturas contratadas para cada uma delas. Entre os momentos mais comuns para acionar o seguro estão: colisões provocadas pelo segurado, problemas técnicos e reparos menores. Para demais usos, consulte o seu seguro contratado.
Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), após a entrega dos documentos básicos, a seguradora tem um prazo de 30 dias para efetuar o conserto do veículo ou dar outras providências, como a substituição do veículo ou liberação de uma quantia para a compra de um novo.
Prazo para acionar o seguro auto
É preciso acionar a seguradora o mais rapidamente possível após o ocorrido. Porém, na prática, o consumidor tem até três anos para notificá-la, seja em perda total ou parcial do veículo, e até mesmo para danos a terceiros.
Contudo, é importante saber que existem alguns casos em que a seguradora pode se recusar a pagar a indenização, como em situações em que o motorista está com a habilitação vencida, casos de riscos excluídos, condução sob efeito de álcool ou drogas, cobertura a acessórios, acidente causado por terceiros e quilometragem acima da contratada.
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Cada uma dessas situações requer uma ação específica por parte do segurado. Por exemplo, em casos de acidente envolvendo terceiros, é importante que o motorista responsável pelo incidente inicie o processo de acionamento do seguro auto, caso possua cobertura para tal. Portanto, conhecer seus direitos e deveres no momento de acionar o seguro é crucial para garantir um processo tranquilo e eficiente.
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