Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em quais situações é possível pedir revisão da aposentadoria do INSS?

A revisão da aposentadoria do INSS é possível em casos de erro no cálculo, inclusão de novas contribuições ou direitos.

Quando é possível revisão da aposentadoria do INSS? Os processos de revisão de benefícios previdenciários são frequentemente um tema de interesse para muitos segurados do INSS. Então, estes procedimentos têm como principal objetivo assegurar que os segurados recebam corretamente o que lhes é devido.

São várias as razões que podem levar à necessidade de uma revisão, como por exemplo, um cálculo errado efetuado pelo INSS, um período de trabalho não computado, a vitória numa ação trabalhista, ou o direito ao tempo especial, entre outros.

Situações possíveis de revisão da aposentadoria do INSS

Neste contexto, listamos alguns tipos de revisões que podem elevar o valor de seu benefício. Acompanhe!

1. Revisão de Aposentadoria Especial

Tal revisão se aplica para os profissionais que trabalharam em atividades prejudiciais à saúde e têm direito à aposentadoria especial. Então, se esse período não compreendeu toda a vida laboral do trabalhador, é possível utilizar o restante como bônus, convertendo-o em tempo comum. Assim, a cada ano de tempo especial convertido em tempo comum, há um acréscimo de 20% para as mulheres e 40% para os homens.

2. Revisão para Incluir Ação Trabalhista

Os aposentados que ganharam uma ação trabalhista e conseguiram provar que possuem um vínculo de trabalho não registrado, ou então, uma contribuições não contabilizadas para a aposentadoria, podem solicitar essa revisão.

Celular com logo do INSS e notas de real
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

3. Revisão de Atividades Concomitantes

Essa revisão se aplica aos trabalhadores que tiveram dois empregos ao mesmo tempo e cujos benefícios não estão limitados ao teto do INSS. Desde junho de 2019, o INSS passou a somar os salários de contribuição dessas atividades concomitantes. Portanto, os segurados que estiverem nesta situação poderão solicitar a revisão.

4. Revisão de Erro de Cálculo

Erros cometidos pelas empresas ou pelo INSS ao calcular a aposentadoria são mais comuns do que se imagina. Um erro no valor do salário, a utilização incorreta de um número do PIS ou NIT, a ausência de contabilização de contribuições, a não inclusão de tempo de trabalho rural ou a não conversão de tempo especial em comum com bônus, são alguns dos equívocos que podem levar a uma revisão.

Veja também:

Jogo digital do PagBank ensina clientes a investir; confira

5. Revisão para Incluir o Adicional de 25%

Esta revisão é exclusiva para aposentados por incapacidade permanente que necessitam do auxílio permanente de um terceiro para as suas atividades diárias. Dessa forma, o objetivo é incluir um adicional de 25%, como forma de auxiliar no custeio de suas necessidades diferenciadas.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com