Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa de Musk começará a testar implantes cerebrais em humanos

Entenda o que a empresa do bilionário Elon Musk pretende com a criação de implantes cerebrais e veja em que pé estão os testes

A empresa de Elon Musk, a Neuralink, começará a testar implantes cerebrais em humanos, após receber autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês). A Neuralink afirmou que esse será o primeiro teste clínico em humanos, com o chip que deverá tratar doenças como paralisia e cegueira. 

Segundo a empresa, “Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”. Entenda qual a proposta da empresa sobre o chip e veja quais os próximos passos. 

Empresa de Musk é investigada 

A empresa de Musk quer desenvolver implantes para curar doenças neurológicas. A startup de chips cerebrais, fundada em 2016, fez o pedido à FDA no começo do último ano. Contudo, na época, a agência negou a solicitação. Informações da Reuters apontam que a Neuralink possui investigações por, supostamente, violar a Lei de Bem-Estar Animal dos Estados Unidos. 

Deputados norte-americanos pediram ainda que as investigações apurassem se a composição de um painel, que faz a supervisão dos testes em animais na empresa de Musk, contribuiu para que a companhia fizesse experimentos apressados e mal-sucedidos. 

De acordo com os parlamentares, a Reuters revelou que a Neuralink colocou, no conselho de supervisão, pessoas que podem ganhar financeiramente com o chip, visando assim a aprovação regulatória da iniciativa. Para a agência de notícias, os experimentos aprovados causaram a morte e sofrimento de animais. 

O que a Neuralink pretende com os implantes?

A Neuralink pretende, com os implantes, curar pessoas que tenham problemas na medula espinhal e outras desordens. Em uma live de apresentação, Musk afirmou que a empresa fez testes em macacos. Os resultados comprovaram a segurança dos chips. Conforme o bilionário, os implantes “podem ser removidos com segurança”.

Além disso, conforme a empresa, um implante no cérebro poderia possibilitar, inclusive, que as pessoas pudessem controlar eletrônicos com a própria mente.

Imagem: john smith williams / shutterstock.com