Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa de transporte público mais antiga do Brasil vai ser privatizada

Governo está pedindo valor milionário para privatizar empresa de transporte público inaugurada por D. Pedro II. Saiba os detalhes do acordo!

Na última terça-feira (25), foi lançado o edital para a privatização da empresa de transporte público mais antiga do Brasil. De acordo com o governo, ela opera uma pequena parte das linhas, mas os gastos de manutenção cresceram muito nos últimos anos.

D. Pedro II fundou a Companhia Carris Porto-Alegrense há mais de 150 anos, em 1872. Desde então, ela é uma empresa estatal que atua no transporte público da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Agora, a prefeitura da cidade divulgou o edital para a desestatização da companhia. A ideia do executivo municipal é repassar o controle acionário da empresa para um ente da iniciativa privada do mercado nacional ou internacional.

Oferta mínima para empresa de transporte público é de R$ 109 milhões

Atualmente, a Carris é uma empresa de capital misto. Entretanto, a Prefeitura de Porto Alegre controla 99,9% das ações da companhia. Assim, o edital prevê o repasse das ações, dos veículos, dos terrenos e das linhas.

Ainda, conforme o documento da prefeitura, quem comprar a empresa de transporte público terá o direito de operar as suas linhas pelo prazo de 20 anos. Hoje, elas respondem a cerca de 22% das linhas de ônibus que estão disponíveis para a população em Porto Alegre.

Ademais, o edital determina um valor mínimo, de R$ 109 milhões, que as empresas precisam pagar se quiserem participar da concorrência. A entrega e abertura dos envelopes com as propostas está agendada para o dia 2 de outubro.

Exigências

Além do pagamento do valor mínimo pela empresa de transporte público, o governo municipal também incluiu algumas exigências e garantias no edital. Por exemplo, quem ganhar a concorrência terá o prazo de 1 ano para colocar ar-condicionado em todos os veículos da companhia.

Da mesma forma, os funcionários que atuam na Carris terão uma estabilidade no emprego de 12 meses depois da privatização.  

Imagem: Max4e Photo / shutterstock.com