Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo e cheque especial: saiba qual banco possui a menor taxa de juros

As modalidades de crédito como empréstimo e cheque especial contam com taxas de juros diferentes entre os bancos. Confira!

Um levantamento realizado pelo Procon aponta para as taxas de juros cobradas pelos principais bancos do país. As modalidades em questão são: empréstimo e cheque especial. Em cenário de altos níveis de endividamento, é comum que muitas pessoas busquem por medidas para conseguir quitar as dívidas. 

Para quem não sabe, o cheque especial é a modalidade em que a instituição financeira cede de forma automática para que os clientes possam usar. Desse modo, é uma linha que funciona com uma pré-aprovação e pode ser usada a qualquer momento. 

Já o empréstimo, geralmente, quando se tratam de linhas mais comuns, o cliente precisa solicitar uma quantia emprestada ao banco e não necessariamente terá esse valor disponibilizado. Em ambos os casos, há incidência de taxas de juros. Os dados apresentados pelo Procon foram divulgados pelo Estadão. 

Taxa de juros para empréstimos: quais bancos cobram mais?

No que diz respeito ao empréstimo pessoal, a pesquisa do Procon aponta que a taxa média foi de 7,99% ao mês. Veja as alíquotas entre os bancos. 

Como pode ser observado, entre as instituições financeiras pesquisadas, o destaque pela cobrança da maior taxa de juros fica com o Santander. 

Juros do cheque especial entre as instituições financeiras 

Agora, saiba quais são as taxas de juros cobradas em relação ao cheque especial pelas mesmas instituições financeiras. 

  • Banco do Brasil: 7,73% ao mês;
  • Caixa Econômica Federal: 8% ao mês;
  • Santander: 8% ao mês;
  • Safra: 8% ao mês;
  • Bradesco: 8% ao mês;
  • Itaú: 8% ao mês. 

Neste caso, como pode-se perceber, os bancos brasileiros tendem a apresentar taxas iguais, com destaque apenas para a do Banco do Brasil, que é um pouco inferior.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com