Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Enem: segunda-feira (4), começa a solicitação de isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi no valor de R$ 85,00 no ano de 2021, porém ainda não se sabe qual será o valor cobrado em 2022. O fato é que, o estudante que deseja fazer a prova, caso se enquadre nos requisitos, poderá solicitar a isenção dessa taxa a partir de segunda-feira, dia 4 de abril até dia 15 do mesmo mês na Página do Participante.

Neste mesmo prazo, do dia 4 ao dia 15 de abril, os estudantes que tiveram isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, entretanto, por algum motivo não puderam comparecer no dia da prova e que quiserem fazer o Enem 2022 gratuitamente, poderão enviar os documentos que justifiquem a falta.

Cronograma do Enem

No dia 29 de março, foi publicado no Diário Oficial da União o cronograma oficial do Enem. Sendo que os resultados da solicitação de isenção de taxa de inscrição e da justificativa de ausência serão divulgados no dia 22 de abril, também na Página do Participante.

Aquele que tiver a solicitação de isenção negada poderá recorrer da decisão do dia 25 ao dia 29 de abril. No dia 6 de maio será anunciado o resultado dos recursos.

É preciso, além de solicitar a isenção, fazer a inscrição no exame para participar da prova, contudo, as datas de inscrição e aplicação das provas ainda não foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?

De acordo com as regras, têm direito a isenção da taxa de inscrição do Enem quem se enquadra nos seguintes requisitos:

  • Todos os candidatos devem ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, isto é, R$ 1.818,00 por pessoa da família;
  • Estar cursando a última série do ensino médio em 2022 em escolas públicas;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Ter tido bolsa integral em escolas privadas;
  • Estar em situação de vulnerabilidade econômica, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), neste caso apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

Documentos para a isenção

Aqueles que precisam justificar a ausência no Enem 2021 para manter a isenção precisam enviar a documentação que comprove o motivo da ausência, podendo ser atestados médicos, boletins de ocorrência, entre outros documentos que constam na lista divulgada no edital. O documento deverá ser enviado nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. 

É importante lembrar que todos os documentos devem constar data e assinatura e não serão aceitos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

Ingresso na faculdade

As notas do Enem possibilitam o ingresso no ensino superior, sendo em universidades públicas ou privadas, através de programas federais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),  o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Julio Ricco/shutterstock.com