Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda a economia do Catar e por que o país é tão rico

O Catar, país-sede da Copa do Mundo de 2022, tem chamado atenção pela riqueza. Entenda por que o país é tão rico.

A Copa do Mundo de 2022 teve início no último domingo (20) e tem chamado atenção pelo seu país-sede. O Catar provoca interesse no Ocidente pelo regime de governo de monarquia absoluta, além da religião de Estado, o Islã. 

Contudo, o Catar também tem se destacado por outra característica: a riqueza. 

Onde fica o Catar?

O Catar é um país localizado em uma pequena península no Golfo Pérsico, na Ásia. O país-sede da Copa do Mundo de 2022 tem Doha, na costa, como a capital. A cidade é conhecida pelos arranha-céus e pela arquitetura ultramoderna. 

De acordo com o Global Finance, o PIB per capita do Catar, de US$ 112.789, coloca o país no quarto lugar da lista das nações mais ricas do mundo, atrás apenas de Luxemburgo, Cingapura e Irlanda. 

Por que o país é rico? 

A principal fonte da economia do Catar é a extração e exportação de petróleo e gás natural. O Banco Mundial aponta que o país árabe possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo. O Catar também possui grandes depósitos de gás natural, entre eles, o North Field, um dos maiores do planeta. 

Até a Segunda Guerra Mundial, o país ainda era uma das mais pobres colônias britânicas e tinha atividades econômicas focadas na extração de pérolas, na pesca e no comércio.

Na década de 1970, o país conquistou sua independência e anulou concessões com empresas como a Iraq Petroleum Company. Dessa forma, o país criou a Qatar General Petroleum Corporation, hoje Qatar Petroleum. 

O relatório da Global Finance aponta que o país se beneficia tanto das grandes reservas de petróleo e gás natural porque possui uma população bastante pequena. Atualmente, a população do Qatar gira em torno de 2,8 milhões de pessoas. 

Dessa forma, com as altas reservas energéticas e a baixa quantidade de pessoas, o país enriquece. 

Imagem: Sven Hansche/shutterstock.com