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Entenda como a Serasa define o score

Seu score da Serasa pode impactar muito a sua qualidade de vida financeira. Mas, afinal, como é feito o cálculo dos pontos? Confira!

Quando você solicita algum serviço bancário, como, por exemplo, um empréstimo ou financiamento, as instituições financeiras avaliam seu score na Serasa, para analisar os riscos de inadimplência.

Além disso, essa pontuação também é usada na análise para emissão ou aumento de limite dos cartões de crédito. Portanto, o score é uma pontuação que reflete a probabilidade de um consumidor honrar suas dívidas. 

Dessa forma, ter um bom score pode facilitar a obtenção de crédito, com melhores condições. Quanto maior a pontuação do cliente, mais chances ele tem de ser aprovado em algum pedido financeiro. Para definir sua pontuação, a Serasa possui 4 critérios.

Serasa usa 4 critérios para calcular o score

O pagamento em dia das dívidas é um dos principais fatores considerados no cálculo do Serasa Score. É através do registro dessas informações no Cadastro Positivo que é possível aumentar a pontuação. Portanto, atrasos e inadimplência têm o efeito de reduzir o score. Esse critério do histórico de pagamento tem peso de 55% no cálculo da sua pontuação.

Logo em seguida, o critério de registro de dívidas pendentes apresenta 33% de importância no cálculo. Esse registro leva em consideração as dívidas negativadas do consumidor, incluindo pendências como protestos, cheques sem fundo, falências no CPF e outras situações que indiquem inadimplência.

Quando há um grande número de consultas de crédito, especialmente para solicitações de empréstimos ou financiamentos, isso pode sugerir que o consumidor está buscando crédito de forma excessiva ou está enfrentando dificuldades financeiras. Por isso, esse critério de consulta tem um peso de 6% no score.

Por fim, o último critério possui o mesmo peso das consultas ao CPF (6%). Trata-se da sua evolução financeira. A idade e o tempo de cadastro do CPF ou CNPJ da Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ) na base de dados são fatores importantes.

Quando um score é considerado bom?

Um bom score é resultado de hábitos financeiros positivos, como pagar as contas em dia, utilizar o crédito de forma consciente e evitar pendências financeiras. Um bom score pode proporcionar melhores condições de crédito, como taxas de juros mais atrativas, limites de crédito mais elevados e serviços financeiros diferenciados.

Em geral, um score acima de 700 ou 800 pontos é considerado bom. No entanto, cada empresa pode ter suas próprias políticas de análise de crédito. Alguns bancos, inclusive, liberam cartões para pessoas negativadas.

Imagem: Dilok Klaisataporn / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital