Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda como guardar dinheiro fora do Brasil dentro da lei

Para os brasileiros que pretendem guardar dinheiro fora do país, saiba quais são as leis e como elas devem ser cumpridas.

Para guardar dinheiro diante situações de crise, parece bem atraente armazenar um valor no exterior, considerando que há países cuja moeda é mais valorosa. Outras vantagens seriam guardar valores obtidos por herança recebida de parentes, a importância de diversificar seus investimentos, além de questões empresariais e familiares.

Já é costume ver o real sofrer desvalorizações expressivas em comparação com as moedas americana e europeia.

Para os que já fazem, bem como para os que pretendem fazer viagens internacionais, ter dinheiro guardado em moeda forte proporciona mais estabilidade financeira.

O planejador-chefe da casa de análises da TC, uma plataforma de inteligência do mercado de capitais e educação financeira, Pedro Lafraia, coloca esse motivo como atrativo para muitos buscarem fazer um poupança em moeda estrangeira, com destaque para o dólar.

O valor empregado na poupança em outra moeda precisa ser pensado levando em conta o momento que vai utilizá-lo. Afinal, converter em real a qualquer hora pode levar a perdas, caso a cotação esteja desvalorizada.

Tanto empresas como pessoas podem fazer remessas para o exterior. Por lei, não há limites para o envio de recursos na compra de ativos. Além disso, não há qualquer impeditivo com transações para fora do Brasil com fins de investimentos ou manutenção de conta bancária.

Como se faz o envio de dinheiro para o exterior

No Brasil, é obrigatório que a transferência internacional se dê por intermédio de corretoras de câmbio ou de bancos autorizados pelo Banco Central.

A pessoa deve preencher um cadastro na instituição escolhida e solicitar o envio para uma conta já aberta em um banco ou corretora no exterior. O valor escolhido vai determinar se há necessidade de apresentar a declaração de Imposto de Renda.

A prática é legal e autorizada, basta realizar pelos canais próprios e cumprindo a legislação aplicável.

Imagem: Sutthiphong Chandaeng/shutterstock.com