Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está mais fácil receber a pensão por morte do INSS; veja como ganhar

Boa notícia para quem precisa requerer a pensão por morte: agora, o processo se tornou mais fácil. Saiba mais.

A pensão por morte é um benefício previdenciário oferecido aos dependentes de um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que faleceu. Trata-se de um direito garantido pela Previdência Social e tem como objetivo assegurar um amparo financeiro aos familiares do segurado que contribuiu para a Previdência durante sua vida.

Para ter direito é preciso atender a alguns requisitos, como tempo de contribuição antes do falecimento. Quem pode receber a pensão são os companheiros, filhos menores de 21 anos, ou alguma deficiência (independentemente da idade) e pais do segurado que comprovem dependência econômica.

Está mais fácil conseguir o benefício

Foram relatados dois casos onde a autorização para recebimento foi facilitada pela IA (inteligência artificial) do INSS.

No Rio de Janeiro, uma viúva de 39 anos deu a entrada pelo aplicativo “MEU INSS” e conseguiu regularizar sua situação, assim como um senhor de 79 anos de PB.

Após 10 dias de aguardo, os dois dependentes conseguiram passar pela avalição do sistema do INSS, que usa como critério a documentação e comprovação e informações que já estão no sistema do cidadão falecido.

O processo foi acelerado e facilitado por meio de uma automatização, que consegue avaliar o caso e aprová-lo logo assim que o beneficiário faz a sua solicitação.

Qual o valor da pensão?

O valor da pensão por morte corresponde a uma porcentagem do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou teria direito a receber caso fosse aposentado por invalidez na data do óbito.

Essa porcentagem varia de acordo com o tipo de beneficiário e pode ser de até 100% do valor da aposentadoria, no caso de dependentes com direito à cota integral, ou de cotas proporcionais, quando há mais de um dependente.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com