Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes beneficiários do BOLSA FAMÍLIA vão passar pelo PENTE-FINO em outubro

Governo continua com o cronograma do pente-fino do Bolsa Família. Saiba quem vai precisar confirmar os seus dados em outubro.

Desde o início de 2023, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social está fazendo um pente-fino do Bolsa Família. Assim, ele avalia as informações do CadÚnico, em busca de beneficiários que estejam recebendo o benefício de forma irregular.

Com isso, um dos principais alvos do pente-fino do Bolsa Família são os cadastros que estão há anos sem receber atualização. Desse modo, existe uma maior probabilidade de eles não cumprirem as exigências para a participação no programa do governo.

Nos casos em que o órgão identifica um erro, os beneficiários recebem uma convocação para comparecer aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com os documentos de toda a família, a fim de comprovar a sua situação. Quem não comparecer, pode sofrer o bloqueio e o posterior cancelamento do benefício.

Quem vai passar pelo pente-fino do Bolsa Família em outubro?

Mão segurando novo cartão para antecipação Bolsa Família
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

De acordo com o cronograma do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, durante o mês de outubro, as famílias que compõem o público 3 começarão a receber as notificações para se apresentar. As mensagens chegam através dos aplicativos Caixa Tem (Android, iOS) ou Bolsa Família (Android, iOS).

O público 3 são as famílias cuja inscrição do CadÚnico está sem atualização há quatro anos, ou seja, desde 2019. Caso esses beneficiários não compareçam ao CRAS para o pente-fino do Bolsa Família nos próximos meses, sofrerão o bloqueio dos repasses a partir de janeiro de 2024, com o cancelamento previsto para o mês seguinte.

Veja também:

Patrão ficou maluco? Amazon está dando R$ 50 para donos de cartões Mastercard; veja como ganhar

Bloqueios do mês de outubro

Além do pente-fino do Bolsa Família, o Ministério vai fazer o bloqueio dos repasses de vários beneficiários. São eles:

  • Público 2 (pessoas com dados desatualizados há mais de 5 anos) que não compareceram ao CRAS;
  • Público 5 (famílias unipessoais que não atualizam os dados desde outubro de 2021) que não regularizaram a sua situação até 15 de setembro;
  • Público 15 (registros unipessoais a partir de agosto de 2023) que não responderam à convocação do Ministério até o dia 15 de setembro.

Imagem: Reprodução/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome