Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ESTES benefícios terão aumento devido ao salário mínimo de 2024

Elevação do piso salarial já foi confirmada pelo governo. Assim, diversos setores da economia serão impactados. Veja como será!

O aumento do salário mínimo irá impactar diversas áreas da economia brasileira. O objetivo do governo é elevar o poder de compra da população. Dessa forma, os cidadãos poderão pagar contas e ter liberdade financeira para fazer investimentos, por exemplo, movimentando as finanças do país.

Uma das categorias impactadas é o setor de benefícios sociais. Portanto, além de contemplar todos os trabalhadores, a medida vai aumentar o valor dessas assistências, destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que sofreram demissão.

Elevação do salário mínimo

A confirmação do aumento do piso nacional veio pela ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Em 2024, o valor do salário mínimo será de R$ 1.421. Assim, a partir deste ano, a renda sofrerá constantes reajustes, levando em consideração dados como o Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.

Mão retirando notas de 100 reais da boca do caixa eletrônico
Imagem: Brastock/ Shutterstock.com

Desse modo, o governo busca elevar o poder de compra da população. Com maior renda, eles poderão movimentar diversos setores da economia, o que estimula maior arrecadação da União. Além de impactar o salário de trabalhadores, a medida trará melhorias a auxílios e benefícios sociais.

Veja também:

Banco anuncia lançamento de conta multimoedas; saiba como funciona

Mudanças nos benefícios sociais

Com a elevação, o valor de benefícios, como a aposentadoria, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também terá aumento. Além disso, outro recurso que sofrerá alterações é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele abrange pessoas de baixa renda que tenham algum tipo de deficiência. Os idosos também têm direito a receber o pagamento.

O seguro-desemprego será outro benefício impactado. Ele funciona como auxílio ao trabalhador afetado pela demissão sem justa causa. Assim, os cadastrados dos programas PIS/Pasep também terão seus benefícios alterados com a elevação do piso.

Por fim, integrantes de programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família, poderão ter acesso a valores mensais superiores. A medida irá abranger diversos setores da população, proporcionando melhores condições à economia do país.

Imagem: Vergani Fotografia/ Shutterstock.com