Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estimativas da PNAD apontam que 9,5 milhões de brasileiros estavam em trabalho remoto em 2022

Módulo inédito da PNAD traz dados sobre trabalho remoto no Brasil ao longo de 2022. Confira os principais números!

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada nesta quarta-feira (25), no ano passado, cerca de 9,5 milhões de brasileiros exerceram trabalho remoto e 7,4 milhões estavam em teletrabalho. Além disso, o relatório também esclarece a diferença entre os termos.

Para entender melhor, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) define que o teletrabalho é uma modalidade do trabalho remoto. Sendo assim, no período de análise da pesquisa, 2,1 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto, mas não em teletrabalho. 

Vale destacar que trata-se de um módulo inédito de Teletrabalho da PNAD. Nesse sentido, o estudo foi realizado a partir de um acordo entre o IBGE, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e são estatísticas experimentais.

Definição de trabalho remoto e cenário em 2022

De acordo com Gustavo Fontes, analista da pesquisa, o trabalho remoto se caracteriza pela realização das atividades fora do ambiente que seria considerado padrão. Por isso, é preciso considerar a ocupação do trabalhador e a sua posição nesta ocupação. Assim sendo, o teletrabalho é uma subcategoria e ocorre quando é necessário usar equipamentos de tecnologia da informação e comunicação (TIC). 

Veja também:

85% dos brasileiros alegam preocupação constante para aumentar a renda

Com base nos dados divulgados pela pesquisa, ao considerar recortes de sexo, raça, faixa etária e nível de instrução, o teletrabalho foi mais comum entre os seguintes grupos: mulheres, pessoas de 35 a 39 anos, brancos e pessoas com o ensino superior completo. 

Mulher branca de coque usando o notebook fazendo trabalho remoto na varanda de sua casa.
Imagem: Olezzo / Shutterstock.com

Ocupações do teletrabalho 

Em relação às ocupações dos trabalhadores que atuaram em teletrabalho no ano passado, a PNAD apresenta o seguinte cenário:

  • Profissionais das ciências e intelectuais: 28,7%;
  • Diretores e gerentes: 26,1%;
  • Técnicos e profissionais de nível médio: 16,3%;
  • Trabalhadores de apoio administrativo: 9,5%;
  • Trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados: 4,1%. 

Diante dessa realidade, as únicas ocupações que não registraram atividades desenvolvidas em teletrabalho no último ano foram Operadores de instalações e máquinas e Montadores. 

Imagem: Olezzo / Shutterstock.com