Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

EUA celebra atitude de Bolsonaro em reconhecer resultado das eleições

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, o governo dos Estados Unidos da América ficou satisfeito em ver que o presidente do Brasil e ex-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), reconheceu que perdeu na eleição para presidente.

Após o resultado das eleições no último domingo (30), Bolsonaro passou 44 horas em silêncio e se pronunciou ao público apenas no final da tarde de terça-feira (1º). Apesar de não ter mencionado abertamente a derrota para o rival Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro afirmou que continuará cumprindo a Constituição. 

Transição de governo 

Após o pronunciamento, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que estava ao lado do presidente enquanto ele discursava, disse que Bolsonaro já havia permitido o início do processo de transição de governo. A atitude é avaliada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) como reconhecimento do resultado das eleições.

A porta-voz da Casa Branca alegou que o governo dos Estados Unidos da América está feliz com a atitude de Bolsonaro, já que o mesmo já permitiu o início do processo de transição. Ela ainda acrescentou que a vontade dos brasileiros deve ser respeitada, e que é nisso que eles acreditam.  

Na noite de quarta-feira (2), Bolsonaro publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que é preciso respeitar o direito de ir e vir dos cidadãos e que os protestos que estão bloqueando rodovias em todo o Brasil prejudicam a economia

Lula pretende visitar os Estados Unidos ainda este ano 

Na segunda-feira (31), Lula passou cerca de 20 minutos em conversa com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no telefone. Os dois trataram de temas como a preservação do meio ambiente, a importância da democracia e sobre como abranger a colaboração entre os países, de acordo com a assessoria do petista. 

Lula também informou que pretende ir para os Estados Unidos em novembro ou dezembro deste ano, antes mesmo de tomar posse como presidente da República no dia 1° de janeiro de 2023. Ele também já fez a confirmação de que visitará a Argentina e considera também viajar para a China e países que fazem parte da União Europeia.

Imagem: Marcelo Chello/shutterstock.com