Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fábrica demite 100 funcionários e atribui culpa ao governo Lula; novas demissões não são descartadas

Fábrica passa por momento de corte e tem número elevado de demissões. Veja todos os detalhes e porque o governo Lula foi citado pelo CEO!

As declarações do CEO da fábrica Taurus, atribuindo a responsabilidade das demissões ao governo do presidente Lula, elevaram os questionamentos sobre as políticas de incentivo à indústria implementadas pela atual administração.

Com sede em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Taurus faz parte da Base Industrial de Defesa (BID) e possui duas unidades produtivas em Bainbridge, nos Estados Unidos, e uma no estado de Haryana, na Índia. Seu foco principal é a produção de armas e equipamentos de segurança. Ademais, ela se destaca como uma empresa de relevância no setor de defesa.

Saiba o motivo das demissões da fábrica serem ligadas ao governo

A fábrica da Taurus, após realizar o corte de aproximadamente 100 funcionários recentemente, vê seu quadro de colaboradores reduzir para cerca de 2.750 pessoas, tendo já desligado 230 no início do ano. Diante desse cenário, o CEO da empresa não exclui a possibilidade de novas demissões no futuro.

“Há, agora, uma negociação de pauta com o sindicato, que pede 1% de ganho real, mas a companhia não está em um bom momento para isso. Se isso for aprovado, mais pessoas podem ser demitidas”, disse Nuhs à GHZ.

O presidente da Taurus, em meio aos cortes de funcionários na fábrica, expressou preocupação com o cenário do mercado. Assim, ele o considera “sufocado”, destacando a falta de compreensão do governo federal sobre a relevância estratégica da empresa no setor de defesa do país.

Ademais, ele ressaltou que a companhia tem um histórico de atuação no mercado e é uma referência na produção de armas e equipamentos de segurança. Mesmo assim, ela agora enfrenta desafios relacionados ao regramento do calibre 38.

Novo decreto pode ser bom para a Taurus? Entenda

O novo decreto assinado por Lula pode trazer oportunidades para a Taurus, a maior fabricante de armas do país. Isso pois a medida também talvez resulte em maior demanda por armamentos, uma vez que as novas autorizações, que estavam congeladas desde o início do ano, voltarão a ser emitidas.

Esse descongelamento pode representar uma oportunidade para a corporação, visto que dezenas de milhares de indivíduos que buscavam se tornar Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) ficaram impedidos de adquirir armas devido a um decreto do começo do ano.

Assim, isso reprimiu a demanda por produtos da empresa. Contudo, com a normalização da emissão de documentos por parte da Polícia Federal, a expectativa é que diversos novos CACs entrem no mercado. Desse modo, isso impulsionará a procura por armas e beneficiará a Taurus.

Imagem: Marcus Mendes / Shutterstock.com