Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Factoring: conheça o truque das empresas para fugir dos juros do crédito

Empresa destaca-se no setor de factoring dando alternativas financeiras às empresas em meio à demanda por antecipação de recebíveis.

O setor de antecipação de recebíveis vive um momento promissor no Brasil. Isso porque está sendo impulsionado pela alta demanda por soluções financeiras alternativas às tradicionais linhas de crédito bancário. Estamos falando, principalmente, de soluções de factoring.

Neste cenário, a Atify Capital, uma fintech especializada em fornecer serviços de financiamento e gestão de crédito, tem se destacado por oferecer soluções de factoring voltadas para empresas de todos os portes.

A crescente demanda por antecipação de recebíveis e as soluções de factoring

Pessoa mexendo com dois blocos. Um com símbolo de porcentagem, outro com setas para cima e baixo
Imagem: Andrii Yalanskyi / shutterstock.com

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aproximadamente 40% das empresas do país têm dificuldades para obter financiamento bancário. Muitas vezes, elas deparando-se com cobrança de juros abusivos e processos burocráticos.

Diante dessa realidade, muitos empreendedores têm recorrido à antecipação de recebíveis, prática que proporciona acesso imediato a recursos financeiros e independência do sistema bancário convencional.

“O mercado de recebíveis no Brasil está em franca expansão, com muitas oportunidades para serem exploradas e deve crescer ainda mais em 2024. Estamos atentos a essa crescente demanda que vem da necessidade real de equilíbrio financeiro”, afirma Cristiano Belo, gerente administrativo da Atify Capital. A expectativa é de que a empresa alcance um faturamento estimado em R$ 40 milhões até o ano de 2026.

O peso dos juros abusivos

Além da dificuldade no acesso ao crédito, as empresas brasileiras estão sujeitas ao pagamento de juros abusivos. Segundo Belo, as taxas são determinadas por fatores variáveis ​​que vão desde condições econômicas, políticas monetárias, custos operacionais até riscos percebidos, de acordo com a área de atividade da empresa.

Em contrapartida, o factoring surge como alternativa viável, por cobrar taxas menores e proporcionar acesso mais rápido ao capital. Esta modalidade permite que empresas possam honrar compromissos urgentes, como o pagamento de colaboradores, e negociar com maior flexibilidade com fornecedores, favorecendo, assim, a estabilidade do fluxo de caixa.

Veja também:

LATAM Pass anuncia péssima notícia: tabela de resgate passará por mudanças; confira

Ainda, segundo Belo, ao optar pela antecipação de recebíveis, empresas podem negociar preços mais vantajosos, impulsionando a economia na aquisição da matéria-prima. Assim, caso o cliente consiga um desconto de 15% no pagamento à vista, sua margem econômica foi de 10%. Isso levando em consideração uma operação com deságio mensal de 5%.

Imagem: Andrii Yalanskyi / shutterstock.com