Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famílias do Bolsa Família recebem péssima notícia em agosto

Medidas adotadas pelo Governo Federal impactaram a folha de pagamentos do Bolsa Família para este mês. Entenda!

Desde o início do ano, o Governo Federal aplica uma análise cadastral nos dados que dizem respeito ao Bolsa Família. O objetivo é identificar casos de fraude e direcionar os pagamentos aos brasileiros que realmente atendem aos critérios do programa social. Nesse sentido, milhares de famílias unipessoais, ou seja, compostas de um só membro, já tiveram os depósitos suspensos. 

Neste mês de agosto, o procedimento de corte deve continuar, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O maior foco está nas famílias cadastradas como unipessoais, mas que na verdade moram com outros membros. 

Em abril, a pasta responsável pelo Bolsa Família informou a suspensão de 1,2 milhão de benefícios cadastrados nesta condição em específico. Após a medida, o Governo deu um prazo de 60 dias para que as pessoas regularizassem a situação. 

Sinais de Irregularidades no Bolsa Família

Nos anos anteriores, observou-se um aumento significativo no número de famílias unipessoais que estavam recebendo o antigo Auxílio Brasil. Por exemplo, em novembro de 2021, havia 2,2 milhões na lista de beneficiários. Entretanto, esse número saltou para 5,7 milhões em dezembro de 2022, levantando suspeitas de irregularidades.

Diante desse cenário, o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou em nota que novos procedimentos de análise foram iniciados em julho. Isso significa que novos cortes de famílias em situações fraudulentas deverão ocorrer e afetar a folha de pagamentos do mês de agosto.

Atualização do Critério de Renda para o Auxílio

Com a reformulação do Bolsa Família neste ano, houve ajuste no critério de renda. Portanto, têm direito ao benefício social os brasileiros com uma renda mensal per capita de até R$ 218, um aumento em relação ao valor anterior de R$ 210.

Assim, para continuar recebendo os depósitos mensais, as famílias beneficiadas devem manter todas as informações atualizadas no Cadastro Único e cumprir as condições relacionadas à saúde e educação estabelecidas pelo programa.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com