Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famosa rede de supermercado vai pedir recuperação judicial no Brasil; entenda a situação

Entenda os motivos que levaram uma famosa rede de supermercado a fazer um pedido de recuperação judicial no Brasil!

Uma famosa rede de supermercado anunciou nesta quinta-feira (21) que irá entrar com um pedido de recuperação judicial no Brasil. Trata-se, portanto, da espanhola Dia. Esta medida, tomada pela empresa, visa reestruturar suas operações e enfrentar desafios financeiros que vêm impactando seu desempenho no mercado varejista.

Após 23 anos de operações no país, o grupo enfrenta “persistentes resultados negativos”, como citado em comunicado. Saiba mais informações sobre essa decisão da companhia na sequência!

Rede de supermercado Dia irá entrar com pedido de recuperação judicial

Carrinho de supermercado em corredor com prateleiras de produtos desfocadas em segundo plano.
Imagem: non c / shutterstock.com

A situação da rede de supermercado desencadeou um plano de reestruturação que envolve o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição, concentrando suas atividades apenas no estado de São Paulo.

Vale destacar que esse tipo de pedido é, em sua essência, uma tentativa de reorganizar as finanças para evitar a falência. No caso do Dia, isso indica uma estratégia para redimensionar operações e focar esforços onde ainda pode ser viável economicamente.

Para os consumidores em São Paulo, por exemplo, isso pode significar a manutenção do acesso a uma rede conhecida, mas, para o mercado como um todo, a situação é um sinalizador importante. Ademais, a empresa, que inaugurou sua primeira loja no país em 2001, acrescentou que, após esses fechamentos, examinará alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.

Empresa encerrou operações em outros países

Além disso, a rede de supermercado anunciou sua saída de Portugal em agosto do ano passado. Logo, a empresa vendeu suas quase 500 lojas para se concentrar em seus principais mercados. Ainda, enfatizou sua estratégia de desinvestimento para diminuir a alavancagem financeira líquida.

Veja também:

Consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda é aberta; veja se vai receber

Já em fevereiro deste ano, o Dia reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, em comparação com os 124 milhões de euros registrados em 2022.

Imagem: non c / shutterstock.com