Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famoso banco reduzirá as operações; entenda o que aconteceu

Anúncio chegou nesta semana após uma série de eventos que complicaram a situação do banco reconhecido globalmente. Veja!

O Banco Silvergate é uma instituição financeira americana especializada em serviços bancários e financeiros para empresas de criptomoedas e fintechs. Recentemente, o banco anunciou que deve reduzir as operações até que seja possível chegar à liquidação.

Vale ressaltar que o Silvergate é um dos principais nomes quando se trata de criptomoedas. Os motivos da decisão, de acordo com a companhia, estão relacionados à situação atual das regulamentações do universo de ativos digitais.

Ainda neste mês, diversas empresas do setor de criptoativos declararam o corte das relações com o banco após um suposto envolvimento com a quebra da corretora FTX, que causou bastante estrago no mercado.

Situação do Banco Silvergate

A situação do Silvergate começou a registrar piora para o mercado externo quando a companhia afirmou que atrasaria a apresentação dos resultados em duas semanas. Assim, a preocupação que já existia, ficou ainda maior.

No início do mês de março, o banco anunciou que deixaria de atuar com sua rede de câmbio no setor de criptomoedas em decorrências de altos riscos. Com relação à derrocada da FTX, as ações da instituição financeira despencaram mais de 30% nas negociações. 

Quebra da FTX e o Silvergate 

A FTX era uma corretora conhecida por oferecer uma ampla variedade de produtos relacionados a criptomoedas, com alcance global. Com a sua quebra no ano passado, todo o mercado de ativos digitais sofreu impacto. 

A exchange era uma das principais clientes do Silvergate. Além disso, com as investigações sobre possíveis casos de fraude envolvendo ambas empresas, o banco perdeu clientes como Coinbase, Paxos, Gemini, dentre outros. No fim, não foram encontradas irregularidades. 

Agora, diante da escalada dos últimos acontecimentos, o banco anunciou a liquidação e garantiu que todos os depósitos serão reembolsados em 100%. A instituição estava no mercado desde 1988 e em 2013 começou a operar com criptomoedas. 

Imagem: Andrii Yalanskyi / Shutterstock