Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fatores externos elevam Incerteza da Economia no Brasil; entenda

Indicador que avalia a incerteza sobre a economia brasileira volta a registrar alta e chega a patamar desfavorável. Veja!

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) apresentou alta de 4,1 pontos em outubro e chegou a 110,9 pontos. A partir deste resultado, o índice voltou ao patamar desfavorável, de onde havia saído em junho deste ano. O cenário atual pode ser explicado, principalmente, por fatores externos.

De acordo com Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE, o conflito no Oriente Médio e as eleições na Argentina foram os principais influenciadores na alta do indicador no último mês. Sob esta perspectiva, a guerra entre Hamas e Israel teve maior impacto e as eleições no país vizinho, menor. 

No que se refere aos componentes do IIE-Br, ambos registraram aumento no período analisado. Nesse sentido, o ambiente internacional tem causado volatilidade desde agosto, quando passou a interromper a trajetória de quedas, iniciada em abril deste ano.

Componentes do indicador 

Mídia e Expectativas são os componentes do IIE-Br. O primeiro apresenta os dados de incerteza relacionados às notícias sobre a economia, já o segundo mede a dispersão nas previsões de especialistas para os indicadores macroeconômicos. 

Veja também:

Veja o ranking dos caminhões mais vendidos de outubro

Sendo assim, no mês de outubro, o componente de Mídia subiu 4,1 pontos, para 111,8 pontos, contribuindo com 3,6 pontos para a evolução do índice. O componente de Expectativas, por sua vez, avançou 2,4 pontos, para 103,1 pontos, contribuindo com 0,5 ponto.

Gráficos verdes e vermelhos em tela, representando a economia brasileira
Imagem: Zakharchuk / shutterstock.com

Trajetória da Incerteza da Economia em 2023

Ao longo dos meses, o indicador apresentou variações significativas. Assim, com base nos dados apresentados pelo FGV IBRE a respeito da Incerteza da Economia ao longo deste ano, a trajetória do indicador foi a seguinte:

  • Janeiro: 0,6;
  • Fevereiro: -1,6;
  • Março: 5;
  • Abril: -4,1;
  • Maio: -0,8;
  • Junho: -4,2;
  • Julho: -4,1;
  • Agosto: 5;
  • Setembro: -1,7;
  • Outubro: 4,1. 

Vale lembrar que os resultados negativos representam uma melhora da perspectiva econômica, enquanto os resultados positivos se relacionam com uma piora nesse sentido. 

Imagem: Zakharchuk / shutterstock.com