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Faturamento das franquias aumentou mais de 15% no segundo trimestre

O setor de franquias apresentou um faturamento 16,8% superior no segundo trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Tais informações têm como base os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Assim, o levantamento também destacou que no primeiro semestre deste ano a alta foi de 12,9% em comparação a 2021. Ou seja, um salto de R$ 81,021 bilhões para R$ 91,432 bilhões. 

Expectativas

Segundo a ABF, há a expectativa de ultrapassar R$ 201 bilhões em faturamento e espera-se a abertura de mais de 182 mil novas unidades. Desse modo, Artur Hipólito, sócio-diretor da Home Angels, afirma que o modelo de franquias antecipa os recursos com a intenção de reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.

De acordo com o especialista, um dos maiores desafios do empreendedor é ter o capital mínimo pelos seis primeiros meses ou até mesmo pelo primeiro ano antes de atingir o ponto de equilíbrio. Ou seja, atingir o valor do investimento inicial. 

Além disso, Hipólito destaca que é importante saber escolher um negócio adequado ao perfil de cada empreendedor, tanto profissional quanto de habilidades, tendo em vista que no mercado há micro e grandes franquias de segmentos variados. 

“As microfranquias são ideais para pessoas que estão trocando o emprego formal pelo empreendedorismo. Já as grandes, com valores de investimentos altos, acima de R$ 500 mil, são opções para investidores que estão decidindo se vão aplicar capital na bolsa de valores, em dólares ou colocá-lo numa atividade geradora de renda para, aí sim, comparar a rentabilidade”, destacou ainda. 

Primeiros passos para abrir uma franquia

Segundo o CEO da franquia de lavanderias Lavô, Angelo Max Donaton, o primeiro passo para aqueles que desejam entrar no mercado de franchising é entender que ele é regido por uma lei específica que segue normas e procedimentos que são padrão do negócio. 

Assim, ele destaca que é preciso ter mais de 21 anos ou ser emancipado, estar em dia com as obrigações financeiras e não ter nenhum impedimento legal. Além disso, Donaton reforça que é importante pesquisar antes de escolher. O site da ABF pode ser uma opção. 

“O fato da marca estar presente em muitos locais é um indício que ela está levando a sério. Mas nada como também consultar outros órgãos e ouvir depoimento de outro franqueado da rede”, apontou.

Imagem: oatawa/shutterstock.com