Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Festa da LCI e LCA acabou! Confira onde investir após limitações dos papéis

Saiba mais sobre as limitações da LCI e da LCA e quais são as alternativas de investimentos disponíveis por aqui!

A Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), popularmente conhecidas no mercado como “sopa de letrinhas”, sofrerão as maiores mudanças com a implementação de novas medidas.

Trata-se, portanto, das recentes restrições impostas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda (IR). Assim, isso está levando diversos investidores a buscarem novas alternativas na hora de investir. Continue a leitura!

Restrições afetam LCI e LCA

Imagem de pilhas de moedas representando LCI e LCA.
Imagem: Jirsak / shutterstock.com

Em primeiro lugar, vale destacar que estas restrições têm o objetivo de resgatar o incentivo original desses títulos. Logo, ele era o de estimular o financiamento dos setores agrícola e imobiliário. Assim, os principais efeitos dessas novas regras devem ser sentidos principalmente pelos pequenos investidores.

Eles são: uma possível diminuição de pelo menos 30% na oferta de papéis isentos, uma consequente redução das taxas desses títulos e uma extensão do prazo de carência. Assim, ela passará de 3 para 9 meses, no caso da LCA, e para 12 meses, em se tratando da LCI.

Ademais, as mudanças só serão válidas para os novos papéis e não afetam os títulos já na carteira dos investidores.

Busca por novas alternativas de investimento

Sendo assim, é importante ressaltar que, com essas alterações, os CDBs, os fundos DI e o Tesouro Selic surgem como alternativas para quem deseja sacar o valor a qualquer momento. Porém, as mudanças não foram bem recebidas pelos pequenos investidores. Por sua vez, eles viam nos títulos isentos de IR uma boa oportunidade de investimento, com segurança, liquidez e altos juros.

O volume de LCI e LCA disparou 37% no ano passado, atingindo um estoque superior a R$ 1 trilhão. Com a Selic maior que 11% ao ano e a isenção de impostos, o rendimento desses títulos era muito atrativo.

Veja também:

Governo federal destinará imóveis abandonados para moradias populares; entenda

Agora, com as novas regras, a tendência é que os investidores voltem a atenção para outros títulos de renda fixa não isentos, ou até mesmo para investimentos em renda variável, a depender do perfil e dos objetivos de cada um.

Imagem: Jirsak / shutterstock.com