Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: bancos pedem mais prazo para fim da antecipação do saque-aniversário

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), defende a extinção do saque-aniversário do FGTS. Veja mais detalhes!

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recebeu uma proposta dos bancos para esperar alguns meses após a implementação do novo crédito consignado para trabalhadores do setor privado antes de decidir pela extinção ou não da modalidade de antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS).

Embora o MTE sustente que o novo produto irá atender ao mesmo público do FGTS, as instituições financeiras acreditam que não se deve acabar com o consignado do FGTS sem uma avaliação dos efeitos do novo crédito privado sobre as liberações para o segmento. A preocupação é que isso possa reduzir a concessão de crédito no país. 

Fim da antecipação do saque-aniversário

De acordo com o Estadão Broadcast, o MTE alegou aos bancos que o novo consignado privado desempenhará a mesma função da antecipação do saque-aniversário, modalidade que a pasta deseja extinguir. No entanto, as instituições financeiras defenderam a existência dos dois modelos. Pois a linha de crédito com base no FGTS não compromete a renda mensal do trabalhador.

Contudo, a aposta é que o novo modelo de consignado privado, cujo acesso ocorrerá por meio do aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) e utilizará os dados do eSocial, poderá diminuir o risco de demissão do trabalhador.

Imagem de um celular com a tela no aplicativo do FGTS e notas de R$50 e R$100. Acima, a palavra Saque-Aniversário.
Imagem: Etalbr / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Juros mais baixos

Atualmente, a modalidade de antecipação do saque-aniversário do FGTS permite uma taxa de juros média de 1,79% ao mês, mais baixa do que a taxa média de 2,73% do consignado privado, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). 

Veja também:

Não perca essas dicas antes de declarar o Imposto de Renda 2024

Todavia, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), defende a extinção do saque-aniversário do FGTS, argumentando que o saque retira FGTS recursos que poderiam financiar políticas públicas, como obras de infraestrutura e habitação. Os bancos, por sua vez, defendem que a antecipação do saque seja limitada a cinco anos.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital