Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital já permite que você consiga empréstimo consignado privado, veja como funciona

Saiba como o FGTS Digital facilita o acesso a empréstimos consignados privados, oferecendo praticidade e segurança.

O governo federal está avaliando a possibilidade de permitir que trabalhadores do setor privado solicitem empréstimos consignados por meio do FGTS Digital, sem precisar da autorização da empresa empregadora. Essa medida visa facilitar o acesso ao crédito e agilizar o processo de liberação dos empréstimos.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou essa proposta, que já está sendo estudada pelo ministério. Caso seja implementada, essa iniciativa pode beneficiar os trabalhadores, oferecendo mais uma opção de crédito de forma simplificada e segura.

FGTS: aumento do acesso ao crédito consignado

Saque extraordinário do FGTS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Se aprovada, a proposta do governo ampliará o acesso ao crédito consignado para os trabalhadores do setor privado. Além disso, a ideia surge como uma alternativa à possibilidade de extinção do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O CEO da OrendaPay, Kennedy Diogenes, comentou sobre a diferença entre o consignado privado e o saque-aniversário.

“Com o consignado privado, o governo criará mecanismos simplificados para que o trabalhador contrate empréstimos utilizando como garantia o dinheiro depositado no FGTS. Essa seria uma forma de reduzir o risco de inadimplência para as instituições que oferecem o crédito, permitindo que sejam ofertadas as melhores condições possíveis de mercado”, declarou.

Saque Aniversário X consignado privado: quais as diferenças?

Diógenes explicou que o saque-aniversário do FGTS permite ao trabalhador acessar seu próprio dinheiro em casos de emergência financeira, diferentemente dos empréstimos. Assim, com essa modalidade, é possível quitar dívidas com altas taxas de juros, como o cheque especial, ou investir o dinheiro em aplicações mais rentáveis que o FGTS.

Veja também:

Muitos beneficiários do Bolsa Família vão receber adicional de R$ 150 em março, confira!

Ele destacou que o saque-aniversário e o empréstimo consignado privado podem coexistir, ampliando as opções de crédito para o trabalhador. Essa flexibilidade oferece ao trabalhador a possibilidade de gerenciar suas finanças de forma mais eficiente, utilizando o FGTS de acordo com suas necessidades emergenciais ou estratégias de investimento.

Impacto no mercado financeiro

O especialista alertou ainda que a extinção do saque-aniversário do FGTS será prejudicial para o mercado financeiro. Em 2023, o volume movimentado por essa modalidade foi de R$ 38 bilhões.

“Esse dinheiro circulou na economia e gerou mais renda e emprego para todos. A sua extinção limitará as opções de crédito para o trabalhador, retirando uma parcela importante de receita anual do mercado e prejudicando principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade”, alertou.

O fim do saque-aniversário também é uma preocupação para a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que argumenta que a medida limita as opções do trabalhador no acesso a recursos emergenciais e poderá ter um impacto negativo no endividamento das famílias.

Imagem: Divulgação / Gov.Br