Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Filas dos postos do CadÚnico têm mais de 15h de espera

O prazo para reajustes no Cadastro Único se encerra nesta semana, na sexta-feira (14). Falta de atualização pode barrar pagamentos

Com a data final para os reajustes no Cadastro Único se aproximando, as filas nos postos de atendimento contaram com um grande número de brasileiros no aguardo, preocupados com a possível interrupção dos auxílios. A plataforma é utilizada como base de dados para o Governo Federal pagar os benefícios sociais

O prazo para os reajustes, que só podem ser realizados presencialmente, termina nesta sexta-feira (14). 

Filas de mais de 15h de espera

Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, segundo apuração do g1, as pessoas esperaram por cerca de 18h para a abertura do centro de atendimento. Ou seja, os brasileiros viraram a noite na fila para serem atendidos no dia seguinte do expediente.

A situação não é exclusiva do Rio de Janeiro. Em Salvador, desde as primeiras horas do desta quinta-feira (12), os beneficiários aguardam na fila pelo atendimento. 

Em Belém, também foram registradas cenas parecidas. No estado do Pará, os cidadãos passaram a noite na fila e se acomodaram em pedaços de papelão, na tentativa de ficar menos desconfortáveis. 

Famílias dependem da atualização para receber benefícios sociais

Atualmente, mais de 21 milhões de brasileiros recebem o Auxílio Brasil, principal programa de distribuição de renda do governo, sendo que muitas dessas famílias dependem desse recurso para sobreviver. 

Com medo de perder os R$ 600 mensais, as pessoas se aglomeram em filas à espera do atendimento para a regularização do cadastro.

Segundo as declarações dos brasileiros que aguardam nas filas, o sentimento é de indignação com a falta de estruturas para atender o grande número de pessoas. Alguns relataram que o atendimento é limitado e que era pra ser um procedimento simples. 

Uma das mulheres na fila chegou a relatar que esperou por horas apenas para informar que mudou de endereço. 

Atualização do Cadastro Único 

Há alguns meses, o Governo Federal tem chamado a atenção para a necessidade de atualização nos dados cadastrais do CadÚnico, a fim de evitar a interrupção dos pagamentos dos benefícios sociais. 

A plataforma é usada como base para a seleção dos brasileiros que recebem o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, além de muitos outros. 

O governo tem realizado consecutivos cortes na lista de pagamento dos benefícios aos cidadãos que contam com informações desatualizadas ou irregulares, de acordo com os critérios de elegibilidade de cada programa. 

O recomendado é que os ajustes sejam feitos a cada dois anos e sempre quando houver mudanças no núcleo familiar das pessoas cadastradas. 

O problema é que esse reajuste só pode ser feito presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mediante agendamento. 

Imagem: Joa Souza/shutterstock.com