Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do abono salarial referente a 2021: calendário do PIS/Pasep 2022 já foi liberado?

Descubra se o Governo Federal já liberou o calendário do PIS/Pasep 2022 e qual será o valor do abono salarial!

Na última segunda-feira (17), o Governo Federal liberou o último lote do abono salarial referente a 2021, contemplando 4.202.121 cidadãos com benefícios que podem chegar a R$ 1.320. Agora, os trabalhadores brasileiros aguardam o pagamento do PIS/Pasep 2022, que deve ser pago em 2024.

O abono salarial do PIS/Pasep 2022 será pago às pessoas que trabalharam no ano passado e que se encaixarem nas regras. Como o benefício pode chegar a um salário mínimo, a expectativa sempre é grande. Contudo, será que o governo já confirmou as datas em que o dinheiro vai cair nas contas dos trabalhadores?

Calendário do PIS/Pasep 2022: governo já liberou?

O governo ainda não divulgou o calendário do PIS/Pasep 2022, então não é possível saber se o cronograma será igual ao deste ano. Na verdade, pouco se sabe sobre o abono salarial referente ao exercício de trabalho no ano passado. Todavia, as regras devem permanecer as mesmas.

Para receber o dinheiro, a pessoa precisa ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2022 e ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Ela também deve estar inscrita no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e suas informações devem constar na RAIS.

Provavelmente, quando o cronograma for liberado, os trabalhadores poderão consultar o benefício através de aplicativos, como a Carteira de Trabalho Digital. Além disso, o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal deverão disponibilizar canais de atendimento em caso de dúvidas.

E qual será o valor do abono?

Esta é outra pergunta que também continua sem resposta. Porém, é possível projetar qual será o valor do abono salarial em 2024. Isso levando em conta o valor do salário mínimo projetado para 2024.

Como de praxe, o benefício corresponde ao salário mínimo vigente no ano do pagamento. Para 2024, a expectativa é que o piso chegue a R$ 1.389, isto é, o abono para quem trabalhou durante 12 meses em 2022 será no mesmo valor.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com