Fim do aluguel está próximo: veja como se cadastrar no Minha Casa, Minha Vida
Quer sair do aluguel e conquistar a casa própria? Veja como se cadastrar no programa Minha Casa, Minha vida.
Conquistar a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Para isso, existe o programa Minha Casa, Minha Vida. Criado pelo Governo Federal, a política pública visa facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa renda, tanto na cidade quanto no campo.
O programa foi criado em 2009, no segundo mandato do presidente Lula, e retomado em 2023, com a ampliação da faixa de renda para até R$ 2.640 mensais. Até o ano passado, o programa era chamado de Casa Verde e Amarela.
Com subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para a compra de imóveis novos ou usados, ou para a construção ou reforma de habitações rurais, o Minha Casa, Minha Vida tem como intuito ajudar na redução do déficit habitacional brasileiro.
Programa Minha Casa, Minha Vida
As regras do programa mudam de acordo com a faixa de renda da família. A iniciativa é do Governo Federal, porém recebe apoio também dos estados, prefeituras e até de empresas de construção civil, facilitando mais ainda todo o processo.
Para se cadastrar no programa, é preciso preencher alguns requisitos, como não ter imóvel próprio, não estar inscrito em outro programa habitacional e não ter restrições no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, é preciso se enquadrar em uma das faixas de renda do programa, que são:
- Faixa Urbana 1: renda bruta familiar mensal até R$ 2.640;
- Faixa Urbana 2: renda bruta familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 4.400;
- Faixa Urbana 3: renda bruta familiar mensal de R$ 4.400,01 a R$ 8.000.
Como se cadastrar no programa do governo?
Se você atende às exigências explicadas acima e quer aderir ao Minha Casa, Minha Vida para realizar o sonho da casa própria, deve realizar o cadastro na prefeitura ou na entidade organizadora do programa em sua cidade.
Os locais de cadastro podem variar de acordo com as faixas urbanas das famílias. Em alguns casos, é necessário ir diretamente ao agente financeiro (como Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) ou até uma entidade organizadora rural.
Após o cadastro, as famílias passam por uma seleção e uma análise de crédito. Se aprovadas, devem escolher o imóvel desejado para comprar ou construir dentro dos limites de valor estabelecidos pelo programa.
Imagem: Kanjana Kawfang / Shutterstock