Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do Real? Saiba tudo sobre a criação da moeda do Mercosul

Fim do Real? Novo governo discute sobre a possibilidade de criar uma moeda única para países do Mercosul. Veja o que isso significa na prática

O novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, acenderam uma discussão na última terça-feira (3) sobre a possibilidade da criação de uma moeda única no Mercosul. 

O Mercosul é um bloco econômico que possui como membros efetivos os países Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (atualmente suspensa), além de outros países associados. Dessa forma, a ideia seria criar uma moeda que servisse a todas essas nações.

O assunto veio à tona durante o encontro dos dois líderes, mas a proposta ainda precisa passar por um forte debate para se tornar realidade. Então, se você quiser saber tudo sobre a possibilidade da criação de uma moeda única no Mercosul, confira o texto a seguir!

Criação de uma moeda única no Mercosul acabaria com o real?

Assim, o primeiro ponto importante é entender o objetivo da criação dessa moeda. De acordo com Scioli, o objetivo seria, basicamente, unificar o bloco comercial e expandir a relação entre os países membros. Mas, atenção: a ideia não é desenvolver uma moeda única como o euro, por exemplo, mas, sim, uma moeda utilizada apenas entre países do bloco. 

“Não significa que cada país não tem sua moeda, significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial em todo este bloco regional”.

Fala de Scioli durante o encontro em Brasília

Projeto não é novidade

Acontece que a ideia da criação de uma moeda única para o Mercosul não é novidade. Ela já foi defendida em outro governo do presidente Lula, em 2008, e inclusive pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o governo Bolsonaro.

A questão é que existem muitos fatores que tornam essa implementação de uma moeda um movimento complexo. Mas, o que se sabe é que, de acordo com o Governo Federal, mesmo que aprovada a criação de uma moeda única para o Mercosul, o real continuará em circulação. Na verdade, a defesa é unicamente por uma moeda única para facilitar as relações comerciais e financeiras entre a América do Sul.

Vale dizer que outros países já adotaram o sistema de moeda única. O caso mais conhecido é o da zona do euro, em que 20 países da União Europeia decidiram adotar a moeda. A Croácia, inclusive, que até então não fazia parte do grupo, passou a adotar o euro em 2023.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com