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Fim do Subway e da Starbucks no Brasil? Empresa que opera as duas marcas no país pede recuperação judicial

O fim do Subway e da Starbucks no Brasil pode estar mais próximo com o pedido de recuperação judicial da empresa que opera as marcas? Confira!

A empresa que opera grandes marcas de restaurantes no Brasil entrou com um pedido de recuperação judicial na última terça-feira (31). Trata-se, portanto, da SouthRock Capital. Seria esse o fim do Subway e da Starbucks no país?

Estima-se que as dívidas da companhia sejam de cerca de R$ 1,8 bilhão, como o documento enviado à 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo informa. Saiba mais sobre a situação financeira da SouthRock Capital na sequência.

Pedido de recuperação judicial: seria o fim do Subway e da Starbucks no Brasil?

Foto da frente de um restaurante do Subway com duas pessoas aguardando pedido
Imagem: Niloo / Shutterstock.com

A empresa que gere os restaurantes no país contratou a consultoria Galeazzi & Associados em outubro deste ano para conduzir o seu processo de recuperação financeira. Sendo assim, a SouthRock Capital informa que a medida é uma forma de proteger financeiramente suas operações no Brasil.

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Dessa forma, isso não representa o fim do Subway e da Starbucks. O seu objetivo, portanto, é criar as condições necessárias para continuar expandindo essas marcas em solo brasileiro, como diz o comunicado do grupo.

Atualmente, a companhia conta com 190 lojas em 9 estados brasileiros. Além dos restaurantes citados, a SouthRock Capital atua nas marcas Eataly e TGI Fridays.

Quais são os desafios da empresa?

O pedido de recuperação judicial está atrelado às decisões estratégicas da companhia para fazer ajustes em seu modelo de negócio devido à sua atual realidade econômica, segundo o comunicado da SouthRock Capital.

Dessa forma, esses ajustes passariam pela “revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente”, diz a nota.

Entre as justificativas da operadora do Subway e da Starbucks na nota, os desafios econômicos decorrentes da pandemia, a inflação e a permanência de altas taxas de juros agravaram os desafios para todos os varejistas.

Imagem: Niloo / Shutterstock.com