Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim dos pedágios confirmado? Entenda o que vai acontecer nas estradas brasileiras

Motoristas brasileiros podem ver o fim do pedágio nas estradas. Saiba o que vai acontecer com a cobrança dessa taxa.

O fim do pedágio no Brasil pode estar próximo, pelo menos como conhecemos. Isso porque as concessionárias estão planejando implantar o sistema Free Flow nas rodovias sobre os seus cuidados. Em dezembro, a RS-122 será a primeira estrada estadual do país a contar com esse sistema.  

Há anos, o sistema de cobrança em estradas funciona através de praças, onde os motoristas precisam parar para pagar a taxa e depois prosseguir viagem. Recentemente, surgiram as tags, que permitem o pagamento automático, o que melhora o fluxo das vias.  

Agora, esse novo sistema promete o fim do pedágio tradicional. As praças serão substituídas por um sistema eletrônico capaz de identificar as tags e/ou a placa do veículo para fazer a cobrança das taxas que os motoristas devem pagar. 

Fim do pedágio pode aumentar a arrecadação 

Algumas rodovias brasileiras aplicam o sistema Free Flow em suas estradas, como a Rio-Santos, na BR-101. Desde janeiro deste ano, o trecho entre Parati (RJ) e Itaguaí (RJ) conta com esse equipamento. De acordo com os dados, houve um aumento na arrecadação.  

Veja também:

Banco está dando 10% de desconto em empréstimos na Black Friday; veja como ganhar

Isso porque a tecnologia impede que os motoristas tentem burlar a cobrança, como “colar” no carro da frente para passar antes de a cancela abaixar. Além disso, os erros de leitura e identificação possuem um índice muito baixo, cerca de 0,25%. Por isso, o fim do pedágio tradicional está cada vez mais próximo.  

Imagem: Selena3726 / Shutterstock.com

Como funciona? 

O sistema Free Flow reconhece as tags de pagamento e as placas dos veículos. No primeiro caso, o desconto do pagamento será direto da tag. No segundo, o motorista deve acessar o sistema da concessionária, seja site, aplicativo ou atendimento físico, inserir o número da placa e gerar o boleto de pagamento.  

Dessa forma, o fim do pedágio não significa que as pessoas poderão deixar de pagar as taxas. Caso o pagamento não aconteça em 15 dias, o motorista estará cometendo uma infração grave (evasão de pedágio), com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.  

Imagem: Vladyslav Horoshevych / Shutterstock.com