Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Financiar casa própria ficou mais difícil; entenda o porquê

O sonho de financiamento da casa própria parece estar mais distante da maior parte dos brasileiros. Entenda os motivos.

O sonho da casa própria é um anseio comum a muitas pessoas. Ter um lugar para chamar de lar, onde se possa construir uma vida e criar memórias, é algo que inspira e motiva. É a realização de um objetivo que representa estabilidade, segurança e independência. 

No entanto, alcançar esse sonho tem se tornado cada vez mais desafiador. Recentemente, alguns obstáculos têm distanciado ainda mais as pessoas de conseguir a sua casa própria.

Dificuldades para financiar casa própria

O aumento generalizado nos preços dos imóveis, aliado aos juros altos, tem feito com que muitas famílias enfrentem obstáculos no acesso ao financiamento imobiliário. Além disso, a redução do estoque da poupança e o alto endividamento das famílias, contribuem para agravar essa situação.

De acordo com dados da fintech Melhortaxa, as taxas de crédito imobiliário atingiram uma média de dois dígitos desde fevereiro de 2023, chegando a 10,07% ao ano, em maio. Essa elevação impacta diretamente nas parcelas mensais, que ultrapassam o limite de endividamento permitido, dificultando a concretização dos contratos.

Além dos desafios relacionados à renda, os bancos estão mais restritivos na concessão de empréstimos para a casa própria. O alto nível de endividamento das famílias, agravado pelo aumento dos juros e os resgates recordes da poupança, são os principais motivos para essa restrição.

O elevado endividamento das famílias aumenta o risco percebido pelos bancos, tornando-os mais rigorosos na análise de crédito para evitar inadimplências. Além disso, com os resgates constantes na poupança, há menos recursos disponíveis para o crédito habitacional, uma vez que os bancos fazem uso desses recursos para conceder empréstimos com juros mais baixos.

Diante desse cenário, algumas corretoras estão buscando parcerias com correspondentes bancários para auxiliar os clientes a obterem o crédito necessário para a compra do imóvel. Isso ocorre porque, esses correspondentes possuem um conhecimento mais aprofundado sobre os requisitos e processos dos bancos, facilitando a aprovação dos financiamentos.

Expectativas para financiamento de casa própria

Apesar dos desafios enfrentados pelos compradores, adquirir um imóvel neste momento pode ser uma opção viável para aqueles que já se planejaram e possuem recursos para a entrada. A expectativa é que os juros comecem a cair em breve, o que pode tornar as parcelas mais acessíveis.

Além disso, a portabilidade de crédito é uma alternativa que permite atualizar o contrato posteriormente e obter taxas de juros mais atrativas.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCréditoDigital