Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fique atento: golpistas mudaram a abordagem de golpe antigos

Fique atento! A Febraban alerta para os golpes que estão cada vez mais comuns. Saiba quais são e se proteja deles!

Existem alguns golpes que já estão tão “manjados” que quase não enganam mais ninguém. Pensando nisso, os golpistas estão atualizando os esquemas criminosos e buscando cada vez novas maneiras de passar os consumidores para trás. Por isso, é preciso estar atento!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou um alerta recente para conscientizar os cidadãos acerca das novas formas que as fraudes financeiras têm tomado. A entidade apontou para os golpes onde os criminosos se passam por atendentes de banco e até por policiais para tirar informações das vítimas.

Esse é um exemplo de golpe que sempre existiu e vem ganhando novas roupagens. Informações potencialmente sensíveis, como nome completo e CPF, por exemplo, em alguns casos podem ser o começo de uma cadeia de golpes.

Os golpes mais comuns e como funcionam

Vale citar alguns dos golpes mais comuns que vêm sendo aplicados e estão lesando os consumidores. Caso você se depare com qualquer situação semelhante, desconfie! Confira uma lista de golpes que estão sendo aplicados.

  • Falso funcionário ou autoridade: nesse tipo de golpe alguém, um pseudo policial ou funcionário de banco, entra em contato, alegando que seu cartão foi fraudado e você precisa entregá-lo as autoridades responsáveis para investigação. Ele pede sua senha e, logo depois, passa no endereço que você fornecer para levar seu cartão e gastar a vontade;
  • Brinde: alguém, se passando por uma empresa, entra em contato oferecendo um brinde. No entanto, é preciso pagar uma taxa para o recebimento do presente, que claro que nunca chegará;
  • Urubu do Pix: também chamado de “Pix Multiplicador” e afins. Esse golpe se trata daqueles anúncios online que prometem que “ao fazer um Pix de X valor, você ganha o dobro ou triplo do valor de volta”. Na verdade, você faz o depósito e não recebe nada;
  • Familiar precisando de ajuda: às vezes, os golpistas podem se passar por uma pessoa que você conhece (invadido a conta de alguma rede social dela). Eles entram em contato fingindo ser a pessoa e pedindo, através de mensagem, “uma transferência Pix urgente” devido alguma circunstância emergencial inventada;
  • Vírus e malwares: esse tipo de golpe é ainda mais complexo e costuma chegar por e-mail ou WhatsApp. Alguém entra em contato, também se passando por um banco ou empresa e manda um link para você acessar algum tipo de serviço. Ao clicar, seu aparelho é infectado com uma praga virtual que concede acesso remoto aos bandidos.

Como se proteger dos golpes

Como você pode ver, os golpes são bastante variados. Sendo assim, é preciso tomar cuidado com qualquer coisa que envolva dinheiro e pareça suspeita. Antes de mais nada, se atente a contatos oferecendo coisas que você não pediu.

Também desconfie de anúncios online que prometem ganhos exorbitantes de forma muito fácil. Uma das estratégias mais usadas pelos golpistas é fazer propostas “irrecusáveis”.

É importante lembrar que um banco nunca vai pedir sua senha ou outras informações pessoais por ligação.

Imagem: Grustock / ShutterStock