Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ford poderá controlar veículos de compradores que não pagarem o financiamento

Nova tecnologia em desenvolvimento pela Ford pode fazer os carros “abandonarem” donos inadimplentes. Entenda!

A Ford está desenvolvendo uma tecnologia que poderá impedir os motoristas que não pagarem as parcelas do financiamento de dirigirem seus carros. Nesse caso, o automóvel teria funções desabilitadas aos poucos e conseguiria até “abandonar” o dono.

O controle do automóvel seria feito remotamente, por meio de sistemas de internet. A patente do mecanismo foi registrada nos Estados Unidos e divulgada no dia 23 de fevereiro. A seguir, confira detalhes do projeto e entenda como ele deve funcionar.

Tecnologia da Ford pode fazer o carro “escapar”

A tecnologia patenteada pela Ford poderia ser instalada em qualquer carro que tenha algum tipo de conexão de internet. Assim, a montadora ou o banco poderiam controlar e desativar funções como GPS, ar-condicionado, trava das portas e até a partida do motor.

Além disso, em casos mais severos, haveria a possibilidade de ativar o piloto automático e encaminhar o veículo à concessionária, ao banco ou a um ferro-velho, por exemplo. Isso abre espaço para que os motoristas que perderem a habilitação ou deixarem de pagar as parcelas percam automaticamente o uso do carro.

De acordo com a descrição do projeto, o sistema teria também um modo de emergência. Ele seria utilizado para habilitar de novo as funções desativadas, caso o motorista precise encontrar atendimento médico ou fique preso em um local distante. O monitoramento poderia ser feito pelas câmeras do próprio veículo.

Conforme o site The Drive, o pedido de patente realizado pela Ford não significa que a montadora pretende aplicar a tecnologia. Em suma, pode ser apenas um indicativo de que a empresa quis registrar a ideia para protegê-la de concorrentes.

Inadimplência em financiamentos de carro aumenta

Nos Estados Unidos, o número de pessoas que atrasam as parcelas de financiamentos de carro é o maior desde 2010, segundo um estudo recente da Moody’s Analytics. No fim do ano passado, a taxa chegou a 9,3% dos empréstimos concedidos a pessoas com baixo score de crédito.

Uma análise publicada no Brasil pelo Valor Econômico considera que, durante a pandemia, os bancos ficaram menos rígidos em seus critérios de concessão de crédito, em especial no primeiro semestre de 2021. Vale destacar que o pedido de patente da Ford foi feito em agosto do mesmo ano, mas só veio a público agora.

Imagem: Steve Lagreca / Shutterstock.com