Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fraude no ‘Quem quer ser um milionário’: participante colou respostas; entenda o caso

Conheça a história de fraude durante o programa Quem Quer Ser um Milionário que chocou o mundo! Clique e saiba mais.

Um homem que ganhou o prêmio do programa Quem Quer Ser um Milionário acabou perdendo a recompensa de 1 milhão de libras após ser acusado de fraude. Ele era um major do exército britânico e ganhou o prêmio em 2001.

Charles Ingram foi o segundo ganhador do programa, respondendo todas as 15 questões corretamente. No entanto, durante a exibição de Quem Quer Ser Um Milionário, os espectadores suspeitaram de que havia algo de errado.

Entenda a fraude de ganhador de Quem Quer Ser Um Milionário

Imagem representativa da fraude do jogo quem quer ser um milionário
Imagem: ZikG / Shutterstock

Como falamos acima, durante a exibição, os telespectadores começaram a ligar para a emissora, denunciando que Ingram estava recebendo ajuda de outras pessoas da plateia. A fraude ao programa Quem Quer Ser um Milionário acontecia quando pessoas da plateia tossiam as respostas.

Ou seja, Ingram relia em voz alta todas as alternativas e alguém da plateia fingia uma tosse após a opção correta. No entanto, após as denúncias, a direção do programa conseguiu identificar quem eram as duas pessoas que estavam ajudando o major a conseguir o prêmio de 1 milhão de libras.

Eram sua mulher, Diana, e um professor chamado Tecwen Whittock. Com isso, após a identificação das pessoas, a emissora entregou as imagens à polícia, alegando a tentativa de fraude durante o programa Quem Quer Ser um Milionário.

Veja os desdobramentos

Durante as gravações, a polícia identificou 19 tossidas, que indicaram as alternativas corretas. Com isso, a Justiça entrou no caso e o pagamento de 1 milhão de libras acabou sendo suspenso. Todos os envolvidos, inclusive o ganhador, sofreram condenações à prisão.

Veja também:

Bolsa Família: beneficiários da região Norte recebem maior valor médio; confira

O casal cumpriu 18 meses de pena, e o professor Whittock passou 12 meses preso. O processo todo do julgamento aconteceu há mais de 20 anos, entre março e abril de 2003. Além de perder o prêmio, Ingram também abdicou do título de major no exército. Depois que foi solto, também acabou participando de outros programas de TV e continua alegando sua inocência.

Imagem: ZikG / Shutterstock