Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fraudes no INSS: estagiário e 3 funcionários são investigados

A Polícia Federal flagrou nesta terça-feira (29) uma operação para acabar com as fraudes na agência do INSS do interior de SP.

A Polícia Federal flagrou nesta terça-feira (29) uma operação para acabar com as fraudes que ocorreram na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

De acordo com as investigações, três funcionários e um estagiário da instituição financeira participaram do crime. A 2ª Vara da Justiça Federal de São José do Rio Preto totalizou cinco mandados de busca e apreensão.

Construção de quadrilha com o INSS

O grupo cobrava um pagamento dos segurados para conseguir “desbloquear” contas dos aposentados, que conseguiam fazer empréstimos consignados de forma indevida.

Segundo a Polícia Federal, os acusados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, formação de quadrilha e corrupção passiva e ativa. As penas vão de 1 até 12 anos. 

A operação foi nomeada como “Bloqueio”, em referência ao esquema de desbloqueio das contas dos aposentados e pensionistas do INSS. 

Conheça a fraude do empréstimo 

O “Golpe do Empréstimo” é um dos golpes mais comuns ultimamente. Nele os criminosos se passam por instituições financeiras e oferecem empréstimos com juros menores as vítimas. 

A fraude envolve o uso de contratos falsos para retirar dinheiro das pessoas. Ele é feito por meio de anúncios online, e-mail ou até mesmo ligação.

As vítimas recebem uma solicitação para enviar um valor antecipado para garantir a adesão do empréstimo, que é roubado pelos criminosos, já que o empréstimo não existe e não será entregue. 

Dicas de como se proteger do golpe do empréstimo

Para se proteger contra o “Golpe do Empréstimo”, confira as dicas abaixo: 

  • faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa – cheque se a instituição financeira que lhe ofereceu o empréstimo está registrada corretamente no Banco Central;
  • leia os documentos completos – faça uma análise detalhada do contrato, confira se as imagens são reais ou parecem montagens. Muitos criminosos inserem imagens como o brasão de instituições de poder;
  • cheque quem irá receber a transferência – no golpe do empréstimo os criminosos costumam não informar os dados de uma pessoa física, ou seja, se o favorecido da transferência não foi uma instituição financeira oficial, desconfie;
  • não faça nenhum pagamento adiantadobancos não cobram taxas para validar o empréstimo. Se alguma empresa solicitar pagamento antecipado, possivelmente isso é um golpe.

Imagem: CameraCraft / Shutterstock.com