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Fuja deles: conheça os piores carros do Brasil no quesito ‘segurança’

Estes modelos estão na lista de piores carros do Brasil, com menos segurança e estabilidade. Confira quais são.

Uma análise feita pelo Latin N-Cap estabeleceu os piores carros do Brasil. O órgão é especialista em segurança veicular e divulgou que os carros Citroën C3 e Jac E-JS1 são os menos seguros entre todos os modelos de veículos vendidos no país.

Apesar de a análise levar em conta somente os testes de 2023, a avaliação trouxe dados e detalhes importantes para os motoristas se esquivarem desses modelos. Por isso, abaixo você confere o que o órgão disse sobre cada um deles.

Piores carros do Brasil: Citroën C3

Foto de carro modelo Citroen C3 azul
Imagem: Basel Al seoufi / Shutterstock.com

O Latin N-Cap atribuiu zero estrelas ao Citroën C3 devido a fatores significativos que comprometem a integridade e a segurança dos motoristas e passageiros. A estrutura instável e a proteção insuficiente em colisões frontais são preocupantes. Além disso, o veículo carece de proteção lateral para a cabeça e não possui um aviso sobre o uso obrigatório do cinto de segurança.

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As falhas ainda incluem proteção abaixo do esperado para o tórax do condutor, instabilidade estrutural na região dos pés e ineficácia na proteção do pescoço do adulto contra chicotadas cervicais. Apesar disso, o modelo fabricado no Brasil tem dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamentos padrão.

Jac E-JS1

foto de um carro modelo jac e-sj1 verde
Imagem: Reprodução / jacmotors.com.br

Sendo o primeiro carro elétrico analisado pelo Latin N-Cap, o Jac E-JS1 também se destacou na lista de piores carros do Brasil. Nesse sentido, o modelo chinês não possui ESC como equipamento padrão, apresenta grande instabilidade em colisões frontais, uma estrutura ineficaz na região dos pés e teve reprovação no sistema de corte de emergência.

Além disso, a proteção peitoral do veículo foi considerada inadequada, com eficácia próxima a zero, aumentando o risco de lesões graves em caso de colisões. O Latin N-Cap expressou preocupação com a falta de resposta dos fabricantes do Jac E-JS1 em relação aos problemas identificados.

Imagem: thodonal88 / Shutterstock.com