Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funcionários da Caixa em todo Brasil protestam contra o banco; entenda o que está acontecendo

Diversos funcionários da Caixa protestam nesta segunda-feira (30) a fim de retomar uma importante negociação. Entenda!

Funcionários da Caixa Econômica Federal protestaram no país inteiro nesta segunda-feira (30). As reinvindicações dos trabalhadores contra o banco dizem respeito ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa.

Desse modo, o desejo dos funcionários é que haja a retomadas das negociações para um novo acordo, visto que ACT atual vale apenas até o final desse ano. Saiba mais informações sobre as manifestações contra a Caixa a seguir.

Funcionários da Caixa protestam nesta segunda-feira

Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

As manifestações aconteceram nas agências e departamentos administrativos de todo o país. Com isso, os trabalhadores vestiram branco e paralisaram parcialmente seus serviços nos locais de trabalho. Ainda, houve a utilização da hashtag #QueremosSaúdeCaixa nas redes sociais.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Neiva Ribeiro, as negociações pararam em um impasse. Isso aconteceu porque, segundo ela, a direção do banco está projetando reajustes com valores muito altos para os funcionários.

Já o diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo e membro do Conselho de Usuários do Saúde, Chico Pugliesi, diz que faltam poucas semanas para resolver a questão do Saúde Caixa. Para ele, é preciso haver uma saída sustentável em que o plano seja viável para todos.

O que aconteceu, afinal?

Após a saída de Dilma Rousseff no poder, em 2017, a Caixa realizou uma mudança em seu Estatuto Social sem negociar com a representação dos funcionários. Assim, estabeleceu-se um teto que limita o custeio da empresa com a saúde dos empregados em 6,5% da folha de pagamento deles.

Veja também:

URGENTE: cartão de crédito do Santander será encerrado

Porém, o ACT específico do Saúde Caixa diz que o banco deve arcar com 70% dos gastos com planos de saúde. Como o teto ficou em 6,5%, isso impede que haja essa distribuição 70/30 entre Caixa e funcionários.

Portanto, os funcionários protestaram no país inteiro para que se retome essas negociações com a direção do banco.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com