Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funcionários do McDonald’s denunciam racismo e assédio sexual; empresa reconhece o erro

Funcionários do McDonald’s denunciam condutas abusivas e assédios em ambiente de trabalho. Clique para saber mais sobre o caso!

Recentemente, houve uma série de denúncias de funcionários do McDonald’s relatando casos de racismo e assédio sexual na empresa. Isso acontece mesmo após o fast food assinar um acordo com a Comissão de Direitos Humanos e Igualdade (EHRC, em inglês).

Os casos estão acontecendo no Reino Unido e tomaram maior notoriedade após a BBC começar a investigar as condições de trabalho do local em fevereiro deste ano. Desde então, diversos trabalhadores, inclusive menores de idade, começaram a relatar ocasiões adversas e preocupantes.

O McDonald’s, no entanto, reconheceu o erro e pediu “sinceras desculpas” aos trabalhadores. Mesmo assim, os órgãos reguladores do país voltaram sua atenção para os casos relatados e, inclusive, criaram um e-mail direcionado para denúncias.

Entenda as denúncias feitas à BBC

Durante o período de investigação, a rede coletou diversas denúncias, somando mais de 100 no total. Entre elas, foram 31 de abuso sexual, 78 de assédio e outras 18 de racismo, finalizando com 6 de homofobia.

Diversos estabelecimentos da franquia foram investigados em todo o Reino Unido, sendo que o abuso de poder de pessoas de cargos mais altos foi uma frequente. Geralmente, os relatos são sobre gerentes pedindo coisas inimagináveis aos funcionários. No entanto, as reclamações não se limitam apenas a isso.

No caso de uma filial da Irlanda do Norte, por exemplo, houve um surto de casos de gonorreia. Isso porque as relações sexuais entre os funcionários do McDonald’s eram frequentes na unidade.

Outras denúncias de funcionários do McDonald’s

Entre diversas falas, é frequente o relato de mulheres se sentirem julgadas por sua aparência e, também, ouvirem comentários não muito agradáveis. Além disso, uma funcionária declarou que utilizavam-se de uma política de “Tits on tills”, que em tradução livre quer dizer “seios no caixa”. A ideia era que as mulheres bonitas deveriam ficar no caixa, enquanto os homens, na cozinha.

Por fim, outra constante são funcionários do McDonald’s relatando que iam ao trabalho com medo de que algo acontecesse, fossem abusos ou assédios. A empresa, que havia prometido tolerância zero a casos desse tipo, posicionou-se garantindo que investigariam todas as denúncias.

Imagem: View Apart / Shutterstock.com