Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: confira as novas funções do Pix para 2022

Em 2021 foi disponibilizado o Pix Saque, em que o cliente faz saques em qualquer ponto que oferte o serviço.

O PIX foi lançado há pouco mais de um ano, mas teve uma rápida adesão da parte dos brasileiros, sendo um dos sistemas de pagamentos mais utilizados atualmente. E para 2022, o Banco Central já anunciou que está preparando novas funções para o uso do Pix. Em 2021, já foi disponibilizado o Pix Saque, em que o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que oferte o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados como da própria instituição financeira. Mas, para 2022, tem mais novidade por aí. Então, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Bradesco lança Pix Saque com mais de 22 mil estabelecimentos cadastrados

Conta Zap lança Pix Cobrança pelo Whatsapp

Fraudes no Pix: veja como pedir devolução no BB, Caixa, Santander e Itaú

Confira as novas funções do Pix para 2022

Dessa forma, para 2022, uma das novidades é o Pix Troco. Com ele, o cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque, e poderá receber a diferença como troco em espécie. Além disso, o extrato do cliente deve especificar a parcela destinada à compra, bem como a quantia sacada como troco.

De acordo com especialistas, tanto o Pix Saque, quanto o Pix Troco, deve fazer com que haja a redução de caixas eletrônicos na cidade. Isso porque o saque de dinheiro poderá ser feito em qualquer comércio. Outra novidade envolvendo o sistema é o uso para arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais de 2022. Desse modo, partidos e candidatos deverão usar o CNPJ ou CPF como chave de identificação.

Por fim, outras funcionalidades do Pix que devem chegar em 2022 são:

  • Pix Offline: modalidade ainda está em processo de avaliação, mas já está sendo testada com três tecnologias;
  • Pix Aproximação: permitirá fazer pagamento aproximando o celular da máquina de cartão, por exemplo;
  • Débito automático: contas de luz e telefone, por exemplo, poderão ser pagas automaticamente pelo sistema do BC;
  • Pix Internacional: função ainda sem data definida, mas o BC já conversa com a Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas por meio da ferramenta.

Segundo o Banco Central, cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil fizeram sua primeira transferência bancária por meio do Pix. Além disso, 14 milhões de brasileiros abriram uma conta bancária pela primeira vez em 2020.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com