Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fundos ESG: veja o que são e se vale a pena investir

Investimento é voltado a questões de ética e sustentabilidade em empresas

Se você é investidor ou pretende dar os primeiros passos no mercado financeiro, a melhor dica é acompanhar as tendências e, claro, informar-se a partir de fontes confiáveis. Isso porque investir bem exige conhecimento de mercado, e também das diferentes opções que você tem para render seu dinheiro. Assim, uma delas são os Fundos ESG.

Conhecidos também como fundos verdes, trata-se de uma alternativa de investimentos sustentáveis. Ademais, podem oferecer ótimos resultados. Portanto, para saber mais sobre esses fundos e se vale a pena investir, continue a leitura!

Fundos ESG: veja o que são e se vale a pena investir

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança Corporativa”, em tradução livre. Dessa forma, ela faz referência aos debates estratégicos no ambiente empresarial a respeito da questão da sustentabilidade. Desse modo, uma empresa está alinhada com os princípios ESG quando se posiciona nos três critérios que compõem a sigla, que são:

  • ambiental: as operações da empresa devem ser reformuladas de modo a minimizar os impactos ambientais do negócio.
  • Social: a empresa deve promover conforto, segurança e bem-estar aos colaboradores no ambiente de trabalho. Ainda, deve ter como meta aumentar a diversidade do quadro de funcionários.
  • Governança: por fim, a companhia precisa adotar conselho e diretoria diversificados, ações de combate a fraudes e outras práticas de governança corporativa.

Entretanto, esses são alguns critérios básicos, que podem ser estudados com mais profundidade no caso de interesse em investir em Fundos ESG. Contudo, por que investir nesse tipo de fundo? Quais são os benefícios? É o que veremos a seguir.

Quais são os benefícios de investir nesse tipo de fundo

Para entender quais são os benefícios dos Fundos ESG, é preciso começar justamente pela questão da sustentabilidade. Até porque, atualmente, muitos investidores já não se satisfazem apenas com a performance financeira do negócio. Eles também levam em conta a conduta da gestão empresarial frente a essas questões éticas e ambientais.

Além disso, os critérios ESG são um importante guia para quem busca investir de forma mais consciente, colocando seu capital em iniciativas sustentáveis. E quando falamos em rentabilidade, investir nesse tipo de empresa pode se tornar bem vantajoso. Confira alguns benefícios:

Competitividade a longo prazo

No futuro, as empresas devem ser forçadas a se adaptar aos critérios ESG para seguirem no mercado. Ou seja, quem não se adaptar com antecedência, pode ter altos custos no futuro. Nesse cenário, empresas ESG possuem uma vantagem competitiva, se destacando em relação aos concorrentes

Investimento socialmente positivo

Investimentos socialmente responsáveis tornam os investidores mais conscientes dos problemas das comunidades em que estão inseridos. A preocupação deixa de ser apenas o lucro, e isso afeta o mercado positivamente.

Mais fundamentos para a análise

Com os Fundos ESG, além dos critérios financeiros, outros índices podem ser utilizados para analisar um investimento. A longo prazo, a tendência é que critérios socioambientais e de governança corporativa se tornem essenciais. Alguns dos principais índices brasileiros são:

  • Índice Carbono Eficiente (ICO2);
  • Índice CDP Brasil – Resiliência Climática (ICDPR-70);
  • O Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC);
  • Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG);
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Performance superior

Os Fundos ESG possuem um papel significativo na determinação de risco e retorno. Em estudos, demonstrou-se que práticas de sustentabilidade têm influência positiva na performance financeira das companhias, e também na evolução de preço das ações.

Então, se você pensar em investir em fundos ESG, faça uma pesquisa sobre as empresas que se enquadram nesse modelo e comece agora mesmo a investir. Além de investir o seu dinheiro, você também aposta em um futuro melhor daqui para frente. 😉

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.