Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Futuro do Bolsa Família é incerto no governo

Em meio à reforma ministerial, ainda não se sabe o destino do Bolsa Família. Veja mais detalhes e o possíveis desfechos da situação!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem buscado ampliar o apoio no Congresso Nacional. Assim, o mandatário decidiu fazer trocas no comando dos ministérios para atender aos integrantes do Centrão, que querem cargos no Executivo. 

Dessa forma, uma das pastas mais cobiçadas é o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelo Bolsa Família. No entanto, o programa social é a principal vitrine do PT, o que faz com que o governo resista em entregar a pasta a outros partidos.

Wellington Dias permanecerá no cargo

Em entrevista ao site Meio Norte, o presidente Lula afirmou que Wellington Dias (PT), atual ministro do Desenvolvimento Social, continuará à frente da pasta. O mandatário ainda acrescentou que foi ele próprio que convidou Dias, que é um grande amigo e companheiro, além de ter comprometimento social.

No entanto, no trecho divulgado, Lula não afirma se o ministério continuará responsável pelo Bolsa Família ou se será dividido para que seja criada a pasta da Ação Social, como apurado pelo Estadão. Assim, caso seja criado um novo ministério, ele será destinado ao deputado André Fufuca, líder do PP, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Wellington Dias, homem branco com cabelo liso e preto vestido de terno cinza e gravata vermelha
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Números do Bolsa Família

À vista disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é uma pasta de muita importância por comportar o Bolsa Família que tem grandes números, causando uma forte visibilidade a quem está à frente da pasta.

Veja também:

Último dia para receber o Auxílio Gás; brasileiros não serão atendidos em setembro

Assim, neste mês de agosto, 21.140.894 famílias receberam um valor total de R$ 14.257.081.537,00, sendo que o benefício médio foi de R$ 686,04. Portanto, recebem o benefício: 527 milhões de crianças, 53 milhões de adolescentes, 197 mil famílias indígenas e 216 mil famílias quilombolas. Por fim, clique aqui para consultar o calendário de pagamento de setembro.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com