Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gasolina aditivada que ‘rende mais’ realmente funciona?

Uma nova alternativa apareceu no mercado, uma gasolina aditivada promete “render mais”. Conheça a novidade e veja se vale a pena.

Ao abastecer seus veículos com gasolina, vários motoristas ficam indecisos sobre qual tipo utilizar: a gasolina comum ou a aditivada. Entretanto, existe agora uma nova alternativa. 

Ela promete aumentar a durabilidade do combustível em até 10% e reduzir as emissões de gases poluentes em 50%. Será que essa promessa é verdadeira ou apenas uma forma de propaganda?

Gasolina aditivada que “rende mais”

O produtor do eco-aditivo, que está sendo vendido em alguns postos de combustíveis no Brasil, afirma que essa solução pode afetar as moléculas do combustível, alinhando-as de forma a melhorar a queima e reduzir significativamente os resíduos resultantes. 

Isso significa que essa gasolina é diferente das outras, que contêm aditivos que trabalham para limpar os resíduos deixados pelo combustível queimado no motor.

A tecnologia avançada usada neste produto é preventiva, o que significa que não há resíduos para serem limpos, proporcionando assim a utilização completa do combustível.

No entanto, apesar de prometer “render mais”, é importante avaliar os preços, já que, se o preço do combustível aditivado custar mais de 10% acima da gasolina comum, pode deixar de valer a pena financeiramente.

Enquanto a gasolina comum teve um preço médio de R$ 5,51, a aditivada custou em média R$ 5,68 durante o mês de abril.

Mas será que é melhor mesmo?

A fim de avaliar a validade desses argumentos do ponto de vista técnico, o portal UOL Carros consultou o engenheiro Erwin Franieck, que é diretor-presidente do Instituto SAE4Mobility, cujo foco é o desenvolvimento de tecnologia. 

Ele explicou que é possível melhorar o consumo de combustível em até 10% usando aditivos, mas o consumidor precisará pagar um valor adicional por isso.

De acordo com o engenheiro, há uma diferença de preço entre a gasolina comum e a aditivada, justificada pelo aditivo presente nesta última. Um dos efeitos do aditivo é melhorar o poder antidetonante, que é medido pela octanagem. 

Como a maioria dos carros brasileiros da atualidade possuem motores flex, eles têm melhor desempenho com combustíveis que possuem octanagem mais alta, o que significa que eles terão um rendimento melhor ao utilizar gasolina aditivada na prática.

Imagem: Pavel Kubarkov/shutterstock.com