Gateway de pagamento: saiba o que é e como funciona
Você sabe o que é o gateway de pagamento? Atualmente, pode ser a melhor opção para sua loja virtual. Confira o que é e como funciona.
O gateway de pagamento, como o próprio nome diz, é uma “interface de comunicação”, como um portal que auxilia na comunicação entre sistemas. Assim, os gateways são sistemas que conectam e transferem dados entre instituições financeiras e usuários na plataforma virtual de vendas.
Ao fazer negócios pela internet, como a venda ou compra de produtos por meio de vias virtuais, uma das principais preocupações dos comerciantes é sobre o modelo de pagamento online. É nesse momento que você, vendedor, pode ter se deparado com o termo gateway de pagamento. Nessa matéria, você vai entender como funciona essa modalidade.
Gateway de pagamento, o que é?

Como dito anteriormente, o gateway de pagamento visa facilitar a captura dos dados e a transmissão destes para as instituições financeiras. Assim, as transações são feitas com agilidade e segurança, uma vez que você está utilizando apenas uma interface.
Veja também:
Confira as certificações mais exigidas do mercado de trabalho e prepare-se!
Além disso, os gateways permitem que você ofereça opções de pagamento diferentes aos seus clientes, como cartões de crédito e débito, PIX ou boleto bancário. Outra especificidade do gateway é que ele pode aumentar as taxas de conversão em vendas.
Como funciona?
O método de pagamento é uma parte importante em qualquer comércio realizado no meio virtual. Ademais, é através dele que os clientes podem escolher qual o melhor meio de pagar pelo produto oferecido pela sua empresa.
Por meio de dados disponibilizados pelo comprador durante o processo de compra, o sistema assegura que o valor seja transferido para a instituição financeira indicada pelo comerciante. Dessa maneira, o se repassa o pagamento ao vendedor conforme os termos e condições da respectiva instituição bancária ou operadora escolhida.
Vantagens da modalidade
Além da velocidade e praticidade alcançadas pelo gateway de pagamento, este mecanismo reduz possíveis custos relacionados ao processo de transações em dinheiro ou cheque. Ou seja, não há necessidade de contratar serviços terceirizados para o processamento dos pagamentos.
Dessa forma, o lojista também tem a possibilidade de controlar quais opções de pagamento deseja oferecer aos clientes, quais bandeiras e a quantidade de parcelas aprovadas pelo e-commerce. Assim, os gateways oferecem maior segurança para o vendedor e, consequentemente, para seus clientes.
Imagem: William Potter / shutterstock.com