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Globo recebe 60% a mais de verba publicitária sob governo Lula

Descubra como o aumento dos gastos públicos com publicidade beneficiou a Globo em 2023, enquanto outras mídias viram cortes

De acordo com um levantamento do Poder360 junto ao Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), no primeiro ano do atual mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023, os canais de TV do Grupo Globo e afiliadas receberam 60% mais pagamentos de publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Assim, a porcentagem é em comparação ao último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), quando a Globo recebeu R$ 89 milhões, sendo que em 2023, o repasse ao grupo foi de R$ 142 milhões. Em contrapartida, outras grandes emissoras, como Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV!, sofreram cortes significativos nos repasses governamentais. Veja mais detalhes!

Aumento de repasses para a Globo

No entanto, embora tenha aumentado o repasse para a Globo, os gastos totais com publicidade em 2023 sofreram uma redução em comparação ao último ano de Bolsonaro. Caindo de R$ 633 milhões para R$ 451 milhões. Contudo, a televisão manteve uma fatia significativa desses investimentos, concentrando 56% do total dos gastos com publicidade em 2023, contra 49,5% em 2022.

Enquanto a televisão gozou de maior preferência nos orçamentos publicitários governamentais, a internet acabou sendo relativamente negligenciada. Recebendo 14,2% do total dos investimentos, uma redução em comparação ao ano anterior. 

Assim, essa mudança indica uma revisão de estratégia e prioridade nas políticas de comunicação do governo atual, com uma aposta clara na televisão como veículo principal de comunicação com a população.

Logo da TV Globo em fundo roxo, azul e rosa
Imagem: Reprodução / TV Globo

Comunicação do governo federal

A Secom, responsável pela destinação dos recursos publicitários, defende o uso de “critérios técnicos” para as decisões de investimento. Além disso, a secreatria alega que os dados estão “em constante atualização”, o que poderia gerar “distorções e interpretações equivocadas”.

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Diante da necessidade de melhorar sua presença e eficácia na comunicação digital, o governo planeja uma licitação de comunicação digital no valor de R$ 197 milhões para meados de 2024. Dessa forma, esse movimento visa superar as dificuldades na tentativa de engajar o público online, evidenciadas por tentativas frustradas de “lives” pelo presidente, que não conseguiram atrair audiência significativa.

Imagem: Reprodução / TV Globo