Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe altera dados do Pix e códigos de barra de boleto; confira

Uma empresa de segurança cibernética identificou um novo golpe que modifica dados do Pix e o código de barra de boletos. Confira!

Os avanços tecnológicos têm facilitado cada vez mais a vida do cidadão, porém, com eles, surgem também novas oportunidades para a ação de indivíduos mal-intencionados. Um novo golpe, por exemplo, consegue alterar dados do Pix e códigos de barra boletos bancários.

A descoberta deste procedimento ocorreu por meio da Kaspersky, uma referência em segurança cibernética. Continue a leitura para mais informações!

Entenda o golpe que modifica dados do Pix e dos boletos

Mulher frustrada com mão na cabeça vendo o notebook
Imagem: yanalya / freepik.com

A Kaspersky revelou que criminosos conseguiram editar o QR Code do Pix e o código de barras dos boletos. Eles realizam essa modificação de forma que os pagamentos sejam redirecionados para contas de “laranjas”, causando prejuízos significativos às vítimas.

Assim, o meio encontrado para realizar essa fraude envolve o uso de uma ferramenta conhecida como Reboleto. Ela ganhou uma atualização que permite alterações sem a necessidade de infectar dispositivos da vítima.

Esse tipo de golpe se aproveita principalmente de vazamentos de credenciais online, onde os criminosos assumem o controle de contas de e-mail buscando por palavras-chave como “pix”, “boleto” e “segunda via”. Após encontrar os e-mails com esses anexos, eles editam os documentos para mudar o destinatário do pagamento e assim desviar fundos para suas próprias contas laranjas.

Como se proteger, afinal?

No cenário atual, tanto usuários domésticos quanto empresas estão na mira desses golpistas. Os criminosos têm preferido as contas corporativas por envolverem montantes mais significativos. Por sua vez, a Kaspersky traz algumas dicas sobre como se prevenir contra esse tipo de fraude.

Desse modo, o conselho mais importante é verificar sempre o destinatário do pagamento após a leitura do QR Code ou do código de barras, antes de efetuar a transação. Caso os dados não sejam correspondentes aos da empresa emissora, é fundamental entrar em contato diretamente com a mesma por canais oficiais.

Veja também:

Aproveite Já: Descontos Exclusivos da Neoenergia Brasília no Mês do Consumidor!

Outra medida preventiva é o uso do Débito Direto Autorizado (DDA), que permite conferir se os dados do pagamento correspondem aos da fatura enviada por e-mail. Além disso, é crucial adotar boas práticas de segurança digital, como a criação de senhas fortes, a ativação de autenticação de dois fatores para contas de e-mail e a permanência em alerta quanto a possíveis vazamentos de dados pessoais.

Imagem: yanalya / freepik.com