Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do falso emprego: Saiba como identificar

O número de desempregados atualmente Brasil, segundo o IBGE, gira em torno de 14,8 milhões. Para além do caos que essa triste estatística significa, o alto número de desempregados acaba atiçando os criminosos que aplicam o golpe do falso emprego no WhatsApp. Neste artigo, daremos algumas dicas para não cair nessa roubada.

Nos últimos três meses o golpe do falso emprego teve um crescimento de 400%. Abaixo, reunimos as características comuns do golpe do falso emprego para você ficar atento e saber identificar.

Golpe do falso emprego: Saiba como identificar

Salário muito alto

No golpe do falso emprego, os salários costumam ser bem altos e o trabalho, bem fácil. Desconfie quando, como diz aquele ditado popular, “a esmola é demais”.

Pesquise a empresa ou agência

Se você recebeu uma proposta de entrevista, pesquise sobre a empresa. Além disso, peça identificação do entrevistador, pois muitas vezes no golpe do falso emprego, a pessoa não se identifica. Ao saber quem vai lhe entrevistar, você pode checar junto à empresa se é realmente um funcionário.

Documentos

É comum quanto você está se candidatando a vagas de emprego, fornecer nos formulários dados como seu nome completo, CPF, endereço e telefone. Mas, e quando, em vez de uma empresa séria, quem está acessando seus dados são criminosos? Infelizmente, está se tornando cada vez mais comum este tipo de golpe. E o pior, eles inventam uma taxa ou um curso obrigatório para que o candidato possa participar do processo seletivo. Com isso, extorquem o cidadão desempregado.

Em primeiro lugar, desconfie se o entrevistador solicitar dados bancários. Se você for contratado, deverá fornecer os dados da sua conta apenas quando for assinar o contrato de trabalho.

Entretanto, a empresa jamais irá pedir senhas ou credenciais da sua conta, assim como você não deve passar cópias de documentos pessoais em entrevistas. O setor de RH da empresa solicita apenas no momento da contratação, em uma vaga de trabalho verdadeira.

Além disso, não repasse nenhum código que você recebeu no seu celular. Isso porque os criminosos podem roubar sua conta em aplicativos como o WhatsApp e pedir dinheiro para os seus contatos, se passando por você.

Taxas e cursos preparatórios é característica no golpe do falso emprego

No golpe do falso emprego, é prometido ao candidato uma vaga garantida, mas para isso é necessário pagar uma taxa para participar da seleção ou um curso preparatório. Vagas de emprego sérias não cobram taxas para participar do processo seletivo. Além disso, as empresas não costumam exigir que você faça um curso para ser contratado. Normalmente, pode ser requisitado que você tenha um curso, mas não que você se inscreva no momento da seleção.

Links estranhos

Por fim, fique atento se você ver links estranhos em e-mails de vagas ou no anúncio da vaga. Empresas sérias costumam postar oportunidades em seu próprio site, como, por exemplo, em uma sessão “Trabalhe Conosco”, ou em sites de agências de emprego conhecidas.

Gostou da matéria sobre o golpe do falso emprego?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Boyloso / shutterstock.com