Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas cobram taxa de liberação em importante auxílio; entenda a situação

Descubra como o Cartão Recomeçar está ajudando as famílias atingidas pela chuva e como evitar ser vítima de golpes acerca deste auxílio.

Em meio a um cenário de tragédias e desespero causado pelas últimas chuvas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, algumas famílias vêm sendo beneficiadas com o Cartão Recomeçar. Sendo assim, este cartão é um auxílio do governo do estado, que se destina às famílias que tiveram seus imóveis atingidos pelo desastre.

Desse modo, o Cartão Recomeçar oferece um saldo de R$ 3 mil reais para as famílias atingidas comprarem eletrodomésticos, móveis e materiais de construção. Entretanto, nesta esperança por recomeço, uma ameaça persiste: criminosos estão se aproveitando da situação e aplicando golpes. Portanto, siga a leitura para conferir mais sobre as tentativas de golpe envolvendo o auxílio estadual.

Auxílio do estado do Rio de Janeiro

Primeiramente, o próprio beneficiário faz o processo de credenciamento do auxílio nos CRAS, CREAS da cidade, ou outros pontos estabelecidos pelas prefeituras. Para se cadastrar, é preciso apresentar um documento com foto.

Mãos segurando notas de 50 reais
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos alerta para a aplicação de golpes que têm surgido relacionados ao auxílio. Dessa forma, alguns criminosos estão indo até as comunidades atingidas pelas chuvas pedindo dinheiro acerca da liberação do cartão, cobrança inexistente no processo oficial.

Outra tática utilizada é o envio de cartões falsos para a residência das vítimas. No processo oficial, quando liberado o auxílio, a entrega do Cartão Recomeçar acontecerá nos pontos de assistência social municipal para o beneficiário, que deve apresentar novamente o documento com foto.

Inscrições e processo de verificação

Até o momento, mais de 30 mil pessoas já foram inscritas para receber o auxílio do Cartão Recomeçar. No entanto, as prefeituras realizarão um filtro para verificar a elegibilidade de cada inscrito, uma vez que cada família tem direito a apenas um benefício.

Após este procedimento, a lista final será enviada à Secretaria de Desenvolvimento Social que, em seguida, checará as informações e encaminhará ao banco para a liberação dos recursos. O cartão será entregue com nome do beneficiário e seu saldo só será liberado após cerca de dez dias, uma medida de precaução para evitar possíveis fraudes.

Veja também:

Mais de 100 mil consumidores já se cadastraram para receber indenização de R$ 30 mil da Serasa

A situação requer cautela por parte das famílias que buscam recuperar suas vidas por meio deste benefício. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta e denuncie qualquer ação suspeita.

Imagem: Thx4Stock team / Shutterstock.com