Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas estão aplicando novo golpe usando o Nubank; saiba mais

Com um suposto benefício do Nubank, golpistas fazem novas vítimas por meio de mensagens no WhatsApp. Fique atento!

É perceptível que novos tipos de golpes surgem a todo momento. Agora, a novidade dos criminosos é usar uma suposta campanha do Nubank para fazer vítimas. Com a chegada do fim de ano, práticas como essa se tornam bastante comuns, com o suposto pagamento de bônus ou prêmios aos clientes de determinados bancos

A ação dos golpistas consiste em divulgar o chamado Pix Natalino do Nubank por meio das redes sociais de mensagem. Fique atento e não caia nessa. 

Golpe do Pix Natalino do Nubank

O golpe do Pix Natalino consiste em enviar mensagens por meio do WhatsApp com a afirmativa de que a fintech realizará pagamentos de R$ 50 em celebração ao Natal. Segundo as mensagens, para ganhar, basta clicar no link enviado. 

O link direciona a vítima para uma página com as cores do Nubank, com comentários de supostas pessoas afirmando que a promoção é verdadeira. Na página, existe um formulário que deve ser respondido com dados pessoais em apenas 4 perguntas.

A partir desse momento, os criminosos conseguem acesso aos dados bancários dos clientes e ainda solicitam que a vítima compartilhe a promoção do Pix Natalino com outros contatos. 

Como evitar o golpe do Pix Natalino?

Como as mensagens são enviadas por meio do WhatsApp, ao se deparar com mensagens com links que se relacionam com o suposto Pix Natalino, o usuário não deve clicar e deve alertar as pessoas de que aquilo não passa de um golpe. 

O Nubank não está oferecendo nenhum tipo de Pix nesse sentido. 

Aliás, ao receber qualquer tipo de mensagem que peça para clicar em links, desconfie. Essa é uma forma muito utilizada atualmente pelos golpistas para fazer novas vítimas, já que com apenas um clique a pessoa pode ser enganada e ter suas informações pessoais roubadas. 

Uma outra forma de evitar esse tipo de crime é buscar informações em outros canais, de preferência nos canais oficiais das instituições financeiras, para verificar a veracidade. Se nada parecido foi encontrado nos canais oficiais, não acredite. 

Imagem: Diego Thomazini/shutterstock.com