Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas utilizam a assistente virtual do Bradesco em novo golpe; veja como se proteger

Clientes do Bradesco precisam ficar atentos a uma nova prática de golpistas envolvendo a assistente virtual do banco. Saiba mais!

Nos últimos dias, clientes do Bradesco têm relatado uma série de tentativas de golpe envolvendo a BIA (Bradesco Inteligência Artificial). Segundo informações, os fraudadores estão tentando realizar transações suspeitas e ilegais se passando pela assistente virtual do banco.

De acordo com os relatos, os golpistas entram em contato com os clientes alegando que uma transação suspeita em sua conta corrente. Para bloquear a transação, instruem o cliente a ligar para um determinado número ou a digitar um número específico, fornecendo assim seus dados pessoais. O detalhe é que a BIA não realiza ligações telefônicas: a única forma de interação é por meio do WhatsApp.

Os relatos variam. Um dos usuários que relatou a tentativa de golpe, declarou no X: “Recebi uma ligação da BIA, assistente virtual do Bradesco, me pedindo para teclar 1 caso eu não reconhecesse um Pix de R$ 2,5 mil enviado para José Carlos Silva”. 

Posicionamento do Bradesco

Em resposta aos relatos recentes dos golpes, o Bradesco reiterou que não solicita senhas, posições da chave de segurança, atualizações sistêmicas ou que o cliente baixe aplicativos de acesso remoto. 

Além disso, o banco alertou que, em caso de qualquer mensagem suspeita, o cliente deve encaminhá-la para o canal de denúncias. O canal é responsável por avaliar a situação e contatar as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pelo Bradesco.

Mão segurando celular com aplicativo do Bradesco aberto
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Esclarecimentos sobre a assistente virtual

O Bradesco também esclareceu que, caso uma transação via Pix fique retida para análise de segurança, a BIA entra em contato com o cliente via WhatsApp para confirmar a operação. Caso o cliente não reconheça a transação, o Pix é cancelado. 

Veja também:

Poupança Collor, PIS e outros: confira onde você pode ter dinheiro esquecido e faça o resgate

Por fim, a conta oficial da BIA no WhatsApp possui um selo de verificação, e o contato acontece exclusivamente por mensagem de texto. “A BIA jamais entra em contato por ligação telefônica”, ressalta o banco.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com