Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google faz comunicado importante para usuários não caírem em golpes via e-mail; confira

Mensagem de segurança está sendo enviada aos usuários do Gmail, da Google. A ideia é aumentar a proteção de quem o utiliza. Veja o motivo!

O Google está liberando alguns comunicados para seus usuários, com a intenção de prevenir mais golpes via e-mail. A mensagem está aparecendo na caixa de entrada do Gmail, e oferece uma proteção adicional às contas.

O recurso liberado garante que usuário tenha uma navegação mais segura, oferecendo maior proteção contra o golpe de “phishing”. Mas não para por aí: o recurso também tem verificação de segurança conforme você navega na internet, dando ao Google mais capacidade de identificar tais golpes.

Além do citado acima, o Google ainda vai garantir ao usuário mais proteção contra links maliciosos recebidos via e-mail. Mas existem outras mudanças que a empresa realizou, e vamos te contar mais nas próximas linhas.

Google aprimora seu sistema de segurança

O sistema de navegação segura aprimorada já existe há alguns anos, e identifica se você está prestes a entrar em um site considerado suspeito. Assim, você fica ciente se está entrando em algum site que vai roubar seus dados ou fazer algum tipo de download suspeito.

Você pode atualizar esse recurso de segurança e ativá-lo em sua conta, clicando aqui. Com isso, o Google conseguirá identificar mais rapidamente quaisquer ações estranhas e incomuns nos sites que você navegar.

A empresa está em constante atualização, tanto dos seus padrões de segurança, quanto de seus diversos recursos e plataformas. Porém, atualmente, teve que remodelar todo o seu recurso de proteção de e-mails que contava com o selo azul de verificação, pois golpistas estavam conseguindo burlar as regras impostas pela empresa.

O golpe do selo de verificação

Essa falha foi identificada por um especialista em segurança cibernética, que postou em sua conta oficial do Twitter. Ele percebeu que diversos golpistas conseguiram fraudar o selo azul e utilizar em mensagens com conteúdo fraudulento.

No entanto, o Google, em um primeiro momento, acabou ignorando o especialista. Algum tempo depois, reconheceu que há algum bug no sistema de verificação, mas não forneceu nenhum outro detalhe sobre o problema.

O selo azul necessita passar por verificação em sistemas mais avançados, que vão levar em consideração a marca, a empresa e o domínio utilizado, para estabelecer padrões confiáveis.

Imagem: BigTunaOnline / shutterstock